DIREITO & PAZ - CHAMADA DE ARTIGOS

31/01/2018

REVISTA DIREITO & PAZ

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÃRIO SALESIANO – UNISAL- LORENA

CHAMADA DE ARTIGOS 

O Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL de Lorena existe desde 2006, tendo sido responsável pela formação de um grande número de pesquisadores e docentes na região. Sua área de concentração é a “Concretização dos Direitos Sociais Difusos e Coletivosâ€. Nesse sentido, apoia como veículo de produção científica da área de concentração a Revista Direito & Paz, que conta com a classificação B1 no Qualis/CAPES de 2017. 

A Coordenação do Programa de Mestrado e o Conselho Editorial da Revista tem a grata satisfação de informar que está aberta a "CHAMADA DE ARTIGOS" para os números 42 e 43 a serem publicados em julho e dezembro de 2020, com temáticas vinculadas às seguintes Linhas de Pesquisa: 1- Direitos Sociais, Econômicos e Culturais; 2- Direitos de Titularidade Difusa e Coletiva. 

Diante da proximidade da publicação, solicitamos aos interessados que enviem os artigos até o dia 05 de abril de 2020. 

A Revista Direito & Paz é um periódico semestral indexado no Repositório Institucional, Periódicos CAPES, Diadorim, Latindex, REDIB o outros, que publica artigos científicos de colaboradores internacionais, nacionais e professores convidados estrangeiros de notório saber jurídico, em português, espanhol, inglês, italiano e francês. Os trabalhos são passíveis de revisão, mas os artigos com versão em inglês têm prioridade na avaliação e publicação.

As publicações deverão conter trabalhos da seguinte natureza: 

1 Artigos originais e inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites ou outras publicações).

2 Artigos de autores e/ou coautores que estejam no mínimo cursando a Pós-Graduação â€œstricto sensu†(Mestrado ou Doutorado). Todavia, a publicação dos mestrandos será garantida desde que acompanhada por Professor(a) Doutor(a) de IES nacional ou estrangeira.

Para a publicação de trabalhos, os originais serão avaliados por especialistas (professores doutores) segundo o sistema de “duplo cego†(double blind peer review) e o parecer destes será referendado pelo Conselho Editorial com relação aos aspectos formais e, posteriormente, comunicado ao(s) autor(es). 

O Conselho Editorial da Revista tem a incumbência de selecionar trabalhos com base nestas normas e zelar pelo respeito à linha editorial. O Editor Responsável encaminhará os textos, para avaliação, a dois ou mais pareceristas cadastrados e cuidadosamente selecionados de acordo com a temática e a área de atuação.

A submissão dos artigos deverá obedecer aos seguintes critérios: 

- Os trabalhos enviados para avaliação deverão ser submetidos diretamente no sistema por meio do link:  http://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/user/register e não deverão conter a identificação dos autores, pois passarão pela avaliação do “duplo cego†recomendada pela CAPES e deverão estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Os trabalhos aprovados para publicação deverão conter, obrigatoriamente: título em português e em inglês; nome(s) do(s) autor(es), identificando em rodapé a qualificação e a instituição a que pertence(m); os artigos deverão conter, ainda, resumo em português e abstract fiel ao resumo, acompanhados, respectivamente, de palavras-chave e keywords.  

- O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela revisão gramatical (ortográfica) dos textos completos e pelo envio da tradução do título, do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords) na língua inglesa.   

- Os autores deverão efetuar o cadastro, no sistema, informando o nome completo, a titulação, filiação institucional, ocupação profissional e endereço de correspondência e e-mail.

- Os trabalhos deverão ser encaminhados respeitando a seguinte formatação: uma cópia em editor Word for Windows 6.0 ou superior; limite mínimo de quinze e máximo de vinte laudas para artigos (incluindo o resumo), a fonte utilizada deve ser Times New Roman, corpo 12.

- Os textos devem ser redigidos em espaçamento ½, deverá ser usado o sistema autor-data nas citações, no corpo do texto, respeitando as normas da ABNT e as referências deverão ser inseridas no final do texto.

- Os textos deverão ser submetidos respeitando a seguinte estrutura:

1 Título em português: Deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras, incluído o subtítulo (quando houver), realçado em negrito e em caixa alta.

2 Título em inglês: Tradução fiel do título, sempre em inglês.

3 Resumo: Deve ser um texto conciso (até 150 palavras), redigido em parágrafo único, onde o autor ressalte os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e o resultado alcançados. Deve-se, ainda, evitar o uso de citações, símbolos, fórmulas, equações e diagramas. 

4 Palavras-chave: Indicar até 5 (cinco) termos que classifiquem o trabalho com precisão adequada para sua indexação, separados por pontos. 

Abstract: Tradução fiel do resumo, sempre em inglês.

Keywords: Tradução fiel das palavras-chave, sempre em inglês.

7 Sumário: Deve ser posicionado logo abaixo do Keywords e reproduzir somente número e nome das seções principais que compõem o artigo.

8 Introdução: Texto introdutório, onde o autor ressalte a problemática, o problema científico, os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e a justificativa ou importância do artigo para a comunidade cientifica nacional e internacional.

9 Discussão em tópicos: A discussão deve abordar, especificamente, os tópicos elencados no sumário, correlacionados ao resumo, à problemática e objetivos destacados na introdução e às conclusões.

10 Conclusão: A conclusão deve ser elaborada em parágrafos que hão de estar relacionados à discussão dos tópicos, também elencados no sumário.

11 Referências: A indicação das referências deve obedecer ao disposto na NBR 6023 – Informação e Documentação - Referências – Elaboração / Nov. 2018 da ABNT. Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras citadas, dispostas em ordem alfabética.

A submissão dos trabalhos no sistema caracteriza a cessão dos direitos autorais à Revista Direito & Paz, autorizando-se, assim, a diagramação do texto, seu uso ou reprodução na forma de citações pelos leitores interessados, com a devida citação da fonte (autoria). 

Os trabalhos publicados na Revista Direito & Paz representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial do veículo ou do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.   

Observação: Dúvidas ou esclarecimentos poderão ser endereçados ao editor responsável (Prof. Dr. Pablo Jiménez Serrano) e-mail: metodologo2001@yahoo.com.br ou à Coordenação do Mestrado e-mail: ms_direito@lo.unisal.br 

Cordialmente, 

Prof. Dr. Pablo Jiménez Serrano

Editor Responsável.