A EFETIVIDADE DA TUTELA DO MEIO AMBIENTE URBANO E O DIREITO À CIDADE SUSTENTÁVEL

  • zenildo bodnar univali
  • Guilherme Berndsen

Resumo

Nas cidades atualmente reside a maioria da população mundial e nela também ocorrem com intensidade os problemas ambientais, sociais e econômicos, especialmente pela falta de planejamento e de efetividade dos direitos fundamentais. A partir dessa delimitação, o objeto deste artigo é investigar a efetividade do meio ambiente urbano a partir do amplo reconhecimento do direito fundamental à cidade sustentável. Para tanto, caracteriza-se o meio ambiente urbano, analisa-se o direito à cidade sustentável a partir dos fundamentos constitucionais da política ambiental e urbana. Com a utilização do método indutivo e a partir de pesquisa bibliográfica, conclui-se pela necessidade de adequada compreensão do direito à cidade a partir do princípio da sustentabilidade e dos princípios constitucionais regentes da política ambiental e urbana.

Biografia do Autor

zenildo bodnar, univali

Possui graduação em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Ciências Jurídicas pela universidade do vale do Itajaí (2003); mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU – cidade); doutorado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade de Alicante (Espanha). Foi juiz federal na 4ª Região (2001 a 2015), é professor no Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica e no Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí; é professor da Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina; APAJUFE, Escola Superior da Magistratura Estadual de Santa Catarina e na Escola do Ministério Público em Santa Catarina.

Guilherme Berndsen

Possui graduação em direito Universidade do Vale do Itajaí (2008), Pós-graduação em Direito Processual Civil, pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2012). Pós-graduação em Direito Civil Avançado, pela Universidade do Vale do Itajaí (2016), Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2019), com dupla titulação no Master en Territorio Urbanismo y Sostenibilidad Ambiental en el Marco de da Economía Circular, na Universidade de Alicante (Espanha). Advogado.

Publicado
17/07/2020
Seção
PUBLICAÇÕES