Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos (p. 37-64)

  • Lúcia Isabel Ribeiro Santos
  • Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
  • António Manuel Rochette Cordeiro

Resumo

O presente trabalho procura analisar a evolução das teorias políticas e econô- micas mais relevantes, bem como os tipos de Estado que lhes estão associados, que foram se sobrepondo no decorrer dos últimos três séculos nas sociedades democráticas ocidentais e que mais diretamente foram interferindo na elaboração e execução das políticas públicas de educação. Em seguida, reflete-se sobre as suas implicações na forma como o pensamento educativo foi sendo construído e sedimentado. Partindo dessa análise, termina-se por equacionar as mudanças fundamentais que se perspectivam no pensar de algumas dimensões das políticas educativas públicas, situando-as, sobretudo, na necessidade de associar as lógicas nacionais e transnacionais às políticas de base local, que, por meio de uma ação conjunta e concertada, mobilizem a comunidade no sentido de formar cidadãos capazes, sem perder de vista a escala global, de agir em âmbito local, a partir do conhecimento da sua própria realidade e induzir uma nova noção de desenvolvimento, o qual se espera que seja integrado e sustentado.

Palavras-chave: Políticas públicas em educação. Ideologia e poder. Desenvolvi-
mento e educação.

Education policies: the different responsibilities and options of the public authorities

Abstract

This paper seeks to analyze the evolution of the most relevant political and economic theories, as well as the associated state types, during the last three centuries in western democratic societies and that most directly interfered in the elaboration and execution of public education policies, to reflect on their implications in the construction and consolidation of educational thinking. Starting from this analysis, it ends up by equating the fundamental changes that are perceived in the thinking of some dimensions of the public educational policies, placing them in the need to associate local policies to national and transnational logics, that can, through joint and concerted action, mobilize the community to train citizens who, without forgetting the global scale, are able to act at the local level, based on the knowledge of their own reality, and to induce a new notion of development, which is expected to be integrated and sustained.

Keywords: Public educational policies. Ideology and power. Development and education.

Políticas de educación: las diferentes responsabilidades y opciones de los poderes públicos

Resumen

En este trabajo se analiza la evolución de las teorías políticas y económicas más relevantes, así como el tipos de estado asociados con ellos, que se desarrollaron en los últimos tres siglos en las sociedades democráticas occidentales y que más directamente interfirieron en la elaboración y ejecución de las políticas públicas de educación. Se hará a continuación una reflexión sobre sus implicaciones en el modo en que se fue construyendo y sedimentando el pensamiento educativo. Partiendo de este análisis, se plantearán los cambios fundamentales que se prevén en el diseño de algunas dimensiones de las políticas públicas de educación, relacionándolas, sobre todo, con la necesidad de asociar a la lógica nacional y transnacional, políticas de base local, que, a través de una acción conjunta y concertada, movilicen a la comunidad para formar ciudadanos que, sin perder de vista la escala mundial, sean capaces de actuar a nivel local, partiendo del conocimiento de su propia realidad, y de inducir un nuevo concepto de desarrollo, que se espera que sea integrado y sostenido.

Palabras clave: Políticas públicas en educación. Ideología y poder. Desarrollo y educación.

Publicado
11/07/2017
Como Citar
SANTOS, Lúcia Isabel Ribeiro; ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; CORDEIRO, António Manuel Rochette. Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos (p. 37-64). Revista de Ciências da Educação, [S.l.], jul. 2017. ISSN 2317-6091. Disponível em: <http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/581>. Acesso em: 24 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.19091/reced.v1i37.581.
Seção
Artigos: Seção Internacional

Palavras-chave

Políticas públicas em educação; Ideologia e poder; Desenvolvimento e educação