Dignidade humana e emancipação: um relato de experiência referente à disciplina direitos humanos no cursinho popular Emancipa, em Marabá/PA (p. 197-206)

  • Andrei Cesário de Lima Albuquerque
  • Manoel Ítalo Borges Moraes da Silva
  • Daniella Maria dos Santos Dias
Palavras-chave: Educação popular, Direitos humanos, Dignidade da pessoa humana

Resumo

Este escrito tem por objetivo apresentar a experiência dos autores com relação ao
ensino de direitos humanos aos alunos do cursinho popular Emancipa, em Mara-
bá, no Estado do Pará. Especificamente, serão trabalhadas as contradições entre
a teoria atual que justifica os direitos humanos e o viés emancipatório que se es-
pera da educação popular. Ao final, buscar-se-á discutir se há lugar, entre os alu-
nos do ensino médio, para uma abordagem crítica dos conceitos básicos da teoria
dos direitos humanos, como a dignidade da pessoa humana, em uma perspectiva
anticapitalista. O problema ganha relevo a partir do novo Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM), um arbitrário pedagógico que exige, em sua prova de
redação, uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, ou seja,
que esteja alinhada a essa construção teórica que, em verdade, pretende inserir
pessoas em um sistema econômico exploratório e ecologicamente insustentável.

Palavras-chave: Educação popular. Direitos humanos. Dignidade da pessoa humana.

Human dignity and emancipation: an experience report referring to the human rights discipline at
the Emancipa, Marabá (Pará)

Abstract

This paper is to present the experience of the authors with regard to teaching
human rights to students of the course of popular education Emancipa, in Ma-
rabá / PA. Specifically, it will be shown the contradictions between the current
theory that justifies human rights and the emancipation bias expected of popular
education. At the end, it will seek to discuss, whether there is place among high
school students, for a critical approach to the basic concepts of the theory of
human rights, the dignity of the human person, in an anti-capitalist perspective.
The problem gets relief from the new ENEM (National High School Exam), pe-
dagogical arbitrary that requires in its proof drafting a proposal for intervention
that respects human rights, in other words, which is aligned to this theoretical
construct that, in fact, intends to insert people in an exploratory economic sys-
tem and ecologically unsustainable.

Keywords: Popular education. Human rights. Human person dignity.

La dignidad humana y la emancipación: un relato de experiencia en relación con la disciplina de los derechos humanos en el cursillo popular emancipado en Marabá (Pará)

Resumen

Este escrito es presentar la experiencia de los autores con respecto a la enseñan-
za de los derechos humanos a los estudiantes del cursillo popular emancipado
emancipado en Marabá / PA. En concreto, las contradicciones se trabajarán en-
tre la teoría actual que justifique los derechos humanos y el sesgo emancipatorio
esperado de la educación popular. Al final, se buscó discutir si hay espacio, entre
estudiantes de secundaria, para una aproximación crítica a los conceptos bási-
cos de la teoría de los derechos humanos, la dignidad de la persona humana, en
una perspectiva anticapitalista. El problema se vuelve importante de las nuevas
EMES (Examen Nacional Secundaria), un arbitraria pedagógica que requiere, en
su testimonio la elaboración de una propuesta de intervención que respete los
derechos humanos, es decir, que está en línea con esta construcción teórica de
hecho, las personas que desee insertar en un sistema económico exploratoria y
ecológicamente insostenible.

Palabras clave: Educación popular. Derechos humanos. Dignidad persona humana.

Publicado
11/07/2017
Seção
Relatos de Experiência