Computadores e ensino médio no nordeste: considerações de um problema de pesquisa

  • Maria Emília Ferraz Almeida de Melo Universidade de Pernambuco
  • Félix Alexandre Antunes Soares
  • Cristhiane Maria Bazílio Omena

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico de publicações científicas indexadas e teses/dissertações publicadas, relativas aos anos de 2013 e 2017, que referenciam as políticas de inserção das TIC nas escolas brasileiras, com ênfase em estudos desenvolvidos na região nordeste, apontando as principais barreiras encontradas nesse processo, assim como informações complementares sobre a visão dos docentes e discentes do ensino médio. Observou-se que políticas que aumentam a oferta destes recursos no ensino devem ser combinadas com mudanças no uso dessas ferramentas, principalmente com o treinamento específico de professores e da equipe gestora, além de maior conhecimento e planejamento do projeto pedagógico da escola, maior valorização da profissão docente e melhoria das políticas públicas que invistam na infraestrutura das escolas.

Biografia do Autor

Félix Alexandre Antunes Soares

Pós-doutor em bioquímica toxicológica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na área de biologia molecular pela Universidade de Leon (Espanha). Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristhiane Maria Bazílio Omena

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Adjunta do curso de graduação em Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE campus Petrolina.

Publicado
02/07/2020
Seção
Artigos