A integração de saberes sobre a Lua no Estágio Supervisionado/Licenciatura em Educação do Campo

  • Edilene Pereira Resende
  • Verônica Klepka Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rodrigo dos Santos Crepalde Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Tânia Halley Oliveira Pinto

Resumo

O texto discute sobre os resultados de uma experiência de integração de saberes no ensino de ciências, realizada durante o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Educação do Campo de uma universidade federal. O projeto teve como objetivo proporcionar, por meio dos conhecimentos tradicionais de uma comunidade do campo do município de Sacramento, na região do Triângulo Mineiro, o reconhecimento acerca do emprego da orientação pelas fases da Lua em práticas sociais, especialmente aquelas ligadas ao plantio e à colheita. A proposta foi desenvolvida com uma turma do 9º ano do ensino fundamental, com auxílio de uma maquete que possibilitava a visualização das fases da Lua atrelada às informações dos conhecimentos tradicionais daquela comunidade do campo acerca da Lua nas plantações. Este trabalho assume como perspectiva teórica a educação intercultural e defende a necessária integração dos conhecimentos tradicionais dos povos do campo no ensino de ciências. A análise dessa experiência demonstra que, mesmo para estudantes do contexto do campo, onde ainda há estreito vínculo entre os conhecimentos tradicionais sobre a Lua e as práticas sociais de plantio e colheita, o conhecimento científico
ainda é priorizado por esses estudantes, que atribuem seu valor ao relato escrito em livros, ao passo que o conhecimento tradicional carrega, muitas vezes, apenas a transmissão oral. Os resultados apontam ainda a potencialidade da integração de saberes das próprias comunidades do campo na sala de aula, de modo a reconhecer que, ao dar voz ao conhecimento construído pelos sujeitos do campo, está se rompendo com
uma maneira secular de exclusão de sujeitos, identidades, saberes e existências.

Biografia do Autor

Edilene Pereira Resende

Licenciada em Educação do Campo- Habilitação Ciências da Natureza

Verônica Klepka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Licenciada em Ciências/ Biologia.  Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rodrigo dos Santos Crepalde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Física. Doutorado em Educação. Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Tânia Halley Oliveira Pinto

Licenciada em Ciência Biológicas. Mestre em Educação em Ciências.  Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado
02/07/2020
Seção
Artigos