Formação e prática pedagógica do docente da Educação de Jovens e Adultos

  • Cassia Fernanda Viana do Santos Faculdade Alpha e Ead Atenas College
  • DIOGENES JOSÉ GUSMÃO COUTINHO Faculdade Alpha e Unibra - Centro Universitário Brasileiro
  • Andréia Santiago Resende
  • Adriana Viana Ferrer

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a formação necessária do docente alfabetizador para atuar na EJA, uma vez que é uma modalidade diferenciada de ensino que possui particularidades próprias. No desdobramento dessa questão, buscou-se discutir e analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes, a relevância da sua formação continuada e as novas configurações dessa modalidade educativa. Para a construção deste trabalho, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que consiste em analisar e interpretar aspectos muito particulares. Utilizamos para recolha dos dados um questionário, que nos permitiu conhecer a visão dos participantes acerca do tema. Os sujeitos desta pesquisa são educadores da modalidade de EJA que ensinam em escolas públicas e privadas do Recife. Os resultados foram analisados
por meio de categorias criadas a partir das respostas dos participantes, nas quais eles revelaram que não possuíam uma formação específica para atuar na EJA.

Biografia do Autor

Cassia Fernanda Viana do Santos, Faculdade Alpha e Ead Atenas College

Pedagoga

Publicado
02/07/2020
Seção
Artigos