Ensino de Química e Letramento Científico

análise dos Livros Didáticos do PNLD

  • Wesley Fernandes Vaz Universidade Federal de Jataí
  • Nayara Regina Bispo

Resumo

O livro didático é um importante recurso para embasamento e aporte teórico do professor. Nesse sentido, este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, discute a abordagem de letramento científico nos conteúdos de termoquímica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2008 a 2018. Esta pesquisa teve como premissa uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizada a análise bibliográfica; o tratamento dos dados através da análise textual discursiva. Foi possível inferir que no letramento foi examinada a predominância de textos escritos pelos agentes de produção do livro didático e poucos textos de fontes e gêneros textuais variados. Dessa forma, apesar dos avanços alguns livros de Química ao longo do PNLD, ainda não contempla a formação para a cidadania.

Publicado
02/07/2020
Seção
Artigos