Estratégias de leitura e suas contribuições para a formação do leitor nos anos iniciais

  • Chayene Andressa de Oliveira Quirino Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições das estratégias de leitura para a formação do leitor nos anos iniciais. Justifica-se pela necessidade de repensar as concepções e práticas de leitura vivenciadas ao longo da formação leitora, apresentando possibilidades e estratégias para a formação de um leitor autônomo. Neste sentido, delineou-se a problemática da pesquisa: Quais as contribuições das estratégias de leitura para a formação do leitor nos anos iniciais? O estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, em diálogo com Leffa (1999) e Silva (1984,1999) que buscaram compreender as diferentes concepções de leitura, e, Luria (2010); Souza et al. (2010); Souza, Girotto e Silva (2012); Girotto e Souza (2011); Souza e Girotto (2013); Solé (1998), entre outros, que destacaram em seus estudos a importância das estratégias de leitura e da leitura literária como caminho para a compreensão leitora nos anos iniciais.

Biografia do Autor

Chayene Andressa de Oliveira Quirino, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora dos anos iniciais no município de Cornélio Procópio.

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora na Universidade do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, curso de Pedagogia.

Publicado
02/07/2020
Seção
Artigos