Revista de Catequese - UNISAL https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu pt-BR Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/35 <p>EDITORIAL</p> Leandro Francisco da Silva Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/35 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 +0000 ENSINAR A REZAR https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/22 <p>O cristão reza e reza de uma determinada maneira. Este modo de rezar deve ser apresentado pela comunidade e acolhido pelo que realiza o caminho de formação. O objetivo desta reflexão é abordar o tema da oração na catequese inicial e permanente, pessoal e comunitária, como tarefa da catequese. Apresenta-se um horizonte de dificuldades e possibilidades, diante de um tema complexo e sempre atual. Trata-se de alguns desafios: o que é a oração cristã e os tipos de oração aos quais a catequese deve iniciar; instrumentos que ajudem a rezar e que podem estar presentes nos itinerários catequéticos; a importância e os modos para avaliar o caminho orante do catequizando durante o processo de catequese. Pretende-se ressaltar a vida espiritual e a oração como elementos a não descurar na catequese e, ao mesmo tempo, problematizar o tema da qualidade da vida cristã orante proposta pelos itinerários catequéticos.</p> Paulo Stippe Copyright (c) 2024 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/22 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 EDUCAR PARA A VIDA PLENA EM CRISTE https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/25 <p>A cultura contemporânea está diante da pobreza experiencial. O ser humano se torna um autômato produtivo preso a vivências cotidianas sem a capacidade de encontrar uma narrativa unificadora de sentido. Partindo do pressuposto que a fé é dom de Deus e o seu aprofundamento é um caminho educativo a ser percorrido em comunidade por cada cristão, o objetivo é refletir sobre ações pastorais valiosas no auxílio aos catequistas e agentes de pastoral para projetar processos de educaçãoevangelização inseridos em sua realidade. Nesse sentido, buscamos estudar a educação ritual, política e ecológica a partir de projetos como “Laboratório Litúrgico”, “Escolas de Fé e Política” e “Don Bosco Green Alliance” para iluminar o agir em uma realidade premente de educação para a vida. Assim, sob o apelo do Papa Francisco a uma educação integral, encontramos elementos efetivos para a realização da plenitude da vida em nossas comunidades e na sociedade.</p> Giovani do Carmo Júnior, Guilherme Pereira Anselmo Júnior Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/25 Wed, 18 Oct 2023 00:00:00 +0000 DIÁLOGO ENTRE A METODOLOGIA CATEQUÉTICA DE SANTO AGOSTINHO E A CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/26 <p>A iniciação cristã constitui um dos maiores desafios pastorais da atualidade, o que destaca a relevância de oportunizar a catequese, inspirada no catecumenato, à serviço da iniciação cristã, tanto para os que foram batizados e não suficientemente catequizados, como para os não batizados. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, aborda a importância da obra De Catechizandis rudibus, a instrução dos catecúmenos: teoria e prática da catequese, de Santo Agostinho (354-430), na catequese de iniciação à vida cristã. O diálogo com a metodologia catequética de Santo Agostinho revela que as dificuldades manifestadas à época da obra podem ser comparadas com as que são enfrentadas atualmente e que estão diretamente relacionadas com o delicado e complexo processo de comunicação e de transmissão da fé.</p> Sandra Regina Schulz Reiser Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/26 Thu, 09 Nov 2023 00:00:00 +0000 LITURGIA E CATEQUESE https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/27 <p>Neste artigo apresentamos a necessidade de promover a integração entre liturgia e catequese diante do que indicou o Concílio Ecumênico Vaticano II desde a sua promulgação. Mostrando ao mesmo tempo as razões de ser da liturgia e da catequese na missão evangelizadora da Igreja em vista da transmissão da fé, aponta-se à relação identidária entre cada uma delas. Regressaremos aos textos do Concílio Vaticano II, especialmente a Constituição Sacrosanctum Concilium, para compreender o caráter Inter relacional de ambas no processo iniciático da fé. Interpretando, acolhendo e fazendo uma releitura deste evento <br>eclesial no que se refere a integração da liturgia e da catequese para melhor celebrar os mistérios da fé, apontaremos pistas pastorais para uma favorável aproximação destas duas dimensões da ação evangelizadora da Igreja. Primeiramente, uma apresentação e esclarecimento dos termos liturgia e catequese a partir do conceito dos verbetes sob a ótica de especialistas. No segundo momento, abordaremos esta relação entre liturgia e catequese a partir do ato de ensinar a fé, razão primeira da missão catequética, e que se fundamenta no ato de celebrar a fé, especialmente no contexto da iniciação cristã. Por fim, apontamos razões práticas para a fluência pastoral e a unidade entre essas duas dimensões de um mesmo processo iniciático.</p> Tânia Regina de Souza Antunes Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/27 Fri, 20 Oct 2023 00:00:00 +0000 CATEQUESE COM ADULTOS E FORMAÇÃO DE SEUS CATEQUISTAS https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/28 <p>O presente artigo visa refletir sobre a catequese com adultos e a formação de seus catequistas; acena, particularmente, aos itinerários catecumenais. Para cumprir este propósito, o autor discorre sobre a cristologia e eclesiologia subjacentes, a compreensão renovada de formação, a dimensão celebrativa da fé, o itinerário catecumenal e sua finalidade e os significados dos ritos na catequese catecumenal.</p> Luiz Alves de Lima Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/28 Sun, 10 Sep 2023 00:00:00 +0000 AS S RELAÇÕES ENTRE FÉ CRISTÃ E CULTURAMODERNA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O VIVER E O PENSAR A FÉ https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/30 <p>Este artigo versa sobre a relação entre a fé cristã e a cultura nas sociedades modernas ocidentais. Seu objetivo é mostrar como a interação entre a fé e a cultura moderna forjou uma nova maneira de entender a fé, na qual o ato de crer leva em consideração a crítica radical aos próprios fundamentos da fé. O artigo estrutura-se em três partes: na primeira, apresenta uma leitura teológica da modernidade, enfatizando o tema da secularização, a partir das contribuições filosóficas do pensador contemporâneo de Charles Taylor (Canadá, 1931); na segunda, com base nos estudos do teólogo Christoph Theobald (Alemanha, 1946), analisa episódios representativos da postura do catolicismo frente à cultura moderna, focalizando o período desde o Concílio Vaticano I até o Vaticano II; na terceira, ainda com base em Theobald, expõe algumas considerações sobre como a transformação sofrida pelo catolicismo no referido período pode indicar possibilidades de viver e pensar a fé cristã atualmente.</p> Milena Medeiros e Marques Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/30 Wed, 18 Oct 2023 00:00:00 +0000 O MITO DE BABEL https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/31 <p>Este estudo, à luz do mito da ‘Torre de Babel’ Gn 11,1-9, reflete o sentido do diálogo e da amizade social no contexto eclesial brasileiro. O texto bíblico serve de referência para abordar a problemática do relacionamento humano nos dias atuais. O artigo é motivado pela Campanha da Fraternidade na Igreja do Brasil neste ano de 2024, cujo tema é “Fraternidade e amizade social”. O texto tem a seguinte estrutura: na primeira parte, levantamos alguns elementos da natureza humana que corroboram para discutir a tensão entre diálogo e fechamento social. Usamos a passagem de Gênesis 11,1-9; o texto oferece elementos para refletir o sentido de confusão dialógica entre os humanos, que permanece até nossos dias. Na segunda parte, olharemos para o contexto contemporâneo das relações humanas, os desafios que atingem as sociedades hodiernas. Aqui, nos serviremos do texto base da Campanha da Fraternidade de 2024 e alguns textos do magistério do Papa Francisco. Após, buscamos indicar alguns elementos de esperança na perspectiva do esforço para o convívio humano e a amizade social.</p> Romildo Henriques Pinas Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/31 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 O LUGAR DO HOMEM TEOLÓGICO NA ATUAL CRISE SOCIOAMBIENTAL https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/32 <p>Este estudo busca refletir sobre o problema socioambiental na perspectiva do homem teológico. Inicialmente, destaca a crise climática que emerge como um grande desafio para a sociedade. A análise é enriquecida por uma reflexão sobre os direitos humanos e o direito ambiental internacional, ampliando o escopo para uma compreensão mais abrangente da interconexão entre o homem e seu ambiente; fundamenta a discussão na concepção do homem teológico, proporcionando uma visão<br>teologal e uma compreensão aprofundada do problema à luz da fé cristã. Além disso, integra as perspectivas do Antigo e Novo Testamentos, com princípios vindouros dos Padres e do magistério atual da Igreja. A análise culmina na compreensão de que a abordagem teológica oferece uma base sólida para a compreensão e mitigação do desafio socioambiental, destacando a responsabilidade do humano no cuidado da criação.</p> Amos Santiago de Carvalho Mendes, Emmanuel Jeremias Mganda , Héctor Sánchez Moreno, Jesús Juan Manuel Soria, Jhamila Leticia Sanabria Cabaña, Antonio Wardison C. Silva Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/32 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 A (DES)INTEGRAÇÃO DO HUMANO NA HUMANIDADE https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/33 <p>Este artigo pretende pensar processos educativos que sejam capazes de promover uma integração do humano diante da fragmentação subjetiva na sociedade neoliberal. Em uma cultura que privilegia o individualismo, desconsiderando as relações inter-humanas, faz-se urgente lançar luzes à educação do sujeito para o desenvolvimento da sensibilidade solidária. Neste intento, o texto parte de uma análise sutil acerca do narcisismo contemporâneo para discutir as implicações éticas do neoliberalismo nas relações econômicas, políticas e sociais. Por fim, apresenta possíveis caminhos que conduzam à integração do humano na humanidade, a partir de processos que o despertem para a sensibilidade solidária.</p> THALES MARTINS DOS SANTOS Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/33 Fri, 01 Dec 2023 00:00:00 +0000 O QUE VAMOS GANHAR COM ISSO? https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/34 <p>O Evangelho segundo Marcos traz como tema central a identidade de Jesus e o significado de seu seguimento para os discípulos. No centro encontra-se a revelação de que Jesus é o Cristo, o Messias tão esperado (Mc 8,29). Entretanto, é no caminho para Jerusalém que o significado dessa confissão de fé vai sendo discutido, em meio à dificuldade ou cegueira dos discípulos. O objeto de análise aqui proposta se concentra na questão da recompensa, detalhada na resposta que Jesus (Mc 10,29-30) dá ao ousado e corajoso pronunciamento de Pedro, dirigido ao mestre: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos” (Mc 10,28). A contextualização histórica do escrito, aliada a uma análise da estrutura da narrativa, são pressupostos da metodologia empregada para compreender mais precisamente a forma literária do paralelismo que Jesus usou para responder a Pedro. Quando se compara o que se perde e o que se ganha com o seguimento, lendo cuidadosamente cada termo nas duas listas paralelas proclamadas por Jesus, sua resposta a Pedro continua surpreendente e desafiadora.</p> Valter Luiz Lara Copyright (c) 2023 Revista Catequese Unisal https://revista.unisal.br/catequese/index.php/rcu/article/view/34 Fri, 01 Dec 2023 00:00:00 +0000