GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DA APLICAÇÃO DA “LEAN CONSTRUCTION” NO BRASIL

  • Beatriz Cassiano Souza Beatriz Cassiano de Souza, be_souzaa@hotmail.com
  • Regina Elaine Santos Cabette UNISAL - LORENA
Palavras-chave: Construção Civil, Lean Construction, Gestão de produção, Desperdícios

Resumo

A indústria da construção civil é um setor que apresenta um baixo nível de produtividade e altos níveis de desperdícios, tanto com materiais como com mão de obra. Sendo assim torna-se cada vez mais importante a aplicação de um gerenciamento e controle de produção.  A medida que o mundo se torna cada vez mais competitivo, a busca pela sobrevivência das empresas vem crescendo aceleradamente, e com isso a busca de alternativas inteligentes para solucionar o problema. A “Lean Constructionâ€, também conhecida como construção enxuta, é uma filosofia de gestão de produção baseada no Sistema Toyota de Produção (STP). A construção enxuta foi denominada por Koskela (1992)  e visa eliminar desperdícios, simplificar processos, agregar valor ao produto atendendo as necessidades do cliente e reduzir prazos. A “Lean Construction†propõe uma mudança conceitual do paradigma do processo tradicional de produção. Este trabalho tem como objetivo principal o estudo da “Lean Constructionâ€, seus princípios, aplicações e efeitos, efetuando sua implantação em processos na construção civil na empresa “SLJ Construtora e Incorporadora Ltda.†Baseado na definição da “Lean Construction†e em sua origem percebe-se que para sua eficiência no panorama Brasileiro da construção civil devem ser realizadas adaptações. O objetivo desse trabalho é, portanto,  direcionar a “Lean Construction†para o Brasil seguindo adaptações necessárias, descobertas através de pesquisas e observações técnicas e informais.

Biografia do Autor

Beatriz Cassiano Souza, Beatriz Cassiano de Souza, be_souzaa@hotmail.com
UNISAL
Regina Elaine Santos Cabette, UNISAL - LORENA
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006), pós-doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e pós-doutorado em Computação e Matemática Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). É Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena. Atua como pesquisadora colaboradora do projeto temático da FAPESP - Dinâmica de Satélites Artificiais, no item ATITUDE e ESTABILIDADE DE SATÉLITES. Participa como revisora dos periódicos: Acta Astronautica e Mathematical Problems in Engineering. Participa como revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. É pesquisadora colaboradora pela Pós- Graduação em Física (Dinâmica Orbital e Planetologia) da UNESP - Campus de Guaratinguetá.

Referências

KOSKELA, Lauri. Application of the New Production Philosophy to Construction. Technical Report, Filand, CIFE, 1992.

MOREIRA Maurício, BERNARDES Silvia. Planejamento e Controle da Produção para empresas de Construção Civil. Livro: Rio de Janeiro: LTC, 2013.

NASCIMENTO, A.C.M. Lean Construction – Planejamento e Controle em Obras de Edificações. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, 2009. Monografia de especialista em gestão em construção civil.

TAKAMATSU, Renata Toyoda. Gerenciamento de projeto, materiais e mão-de-obra na construção civil. Barretos: Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, 2007.

Publicado
23/12/2014
Seção
Produção