GERENCIAMENTO DE PROJETO E OTIMIZAÇÃO DE ATIVIDADES
Resumo
Um projeto é temporário no sentido de que tem um inÃcio e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. E um projeto é único no sentido que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto especÃfico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que trabalham juntas, vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias, sendo de grande valia a implantação de um gerenciamento de processos. Este trabalho expõe os benefÃcios da implantação de um sistema de gerenciamento de projetos no auxilio dos gestores da empresa na condução de seus projetos, com total controle deste, prevendo riscos, controlando compras, efetuando a gestão de recursos humanos e demais aplicações de gestão administrativa. O trabalho foi implantado na empresa Zumec, com inÃcio em janeiro de 2014. O sistema de gerenciamento foi aplicado e os resultados foram: redução no tempo de produção, materiais codificados e registrados. Pode-se realizar uma programação de compras com os fornecedores pré-definidos. A empresa fez parcerias, nas quais os próprios fornecedores fazem a programação do fornecimento de matéria prima, oferecendo maior tempo ao comprador para outras negociações. Antes, a empresa realizava um processo de fabricação para cada orçamento, e não havia uma definição para prazo de entrega, fabricação, busca de fornecedores etc. Com o sistema de gerenciamento aplicado, todos os procedimentos passaram a serem padrões e o poder de negociação em compras foi maior, obtendo melhores preços com fornecedores, aumentando o lucro em todos os orçamentos. O sistema de gerenciamento implantado proporcionou um crescimento antecipado, pois, a previsão era de um crescimento estimado em quatro anos e baixou para um ano e meio, pois a empresa já possui novo “layout†para novos projetos.Referências
O QUE é gerenciamento de projetos? DisponÃvel em http://www.pmirs.org.br/site/home/pagina/id/73/?Gerenciamento-de-projetos.html, acesso 17/05/2014.
FAHRENKROG, Steven L., “et alâ€. Project Management Institute. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Trad. Ricardo Viana Vargas, “et alâ€. 3ª ed. Porto Alegre: 2004.
GUIA PMBOK 2008. DisponÃvel em http://tarciocaldas.files.wordpress.com/2010/04/pmbok-4c2aa-edicao.pdf, acesso em 20/07/2014.
MEDEIROS, Higor. Grupos de Processos segundo o PMBOK. DisponÃvel em: http://www.devmedia.com.br/grupos-de-processos-segundo-o-pmbok/27106#ixzz2vrrVyzlY, 2004, acesso em 10/06/2014.
VARGAS, Ricardo. Manual Prático do Plano de Projeto. 4ª ed. Brasport, Rio de Janeiro, Brasil, 232p.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).