GERENCIAMENTO DE PROJETO E OTIMIZAÇÃO DE ATIVIDADES

  • Elisângela Souza Prudencio Santos UNISAL
  • Regina Elaine Santos Cabette UNISAL - LORENA

Resumen

Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. E um projeto é único no sentido que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que trabalham juntas, vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias, sendo de grande valia a implantação de um gerenciamento de processos. Este trabalho expõe os benefícios da implantação de um sistema de gerenciamento de projetos no  auxilio dos gestores da empresa na condução de seus projetos, com total controle deste, prevendo riscos, controlando compras, efetuando a gestão de recursos humanos e demais aplicações de gestão administrativa. O trabalho foi implantado na empresa Zumec, com início em janeiro de 2014. O sistema de gerenciamento foi aplicado e os resultados foram: redução no tempo de produção, materiais codificados e registrados. Pode-se realizar uma programação de compras com os fornecedores pré-definidos. A empresa fez parcerias, nas quais os próprios fornecedores fazem a programação do fornecimento de matéria prima, oferecendo maior tempo ao comprador para outras negociações. Antes, a empresa realizava um processo de fabricação para cada orçamento, e não havia uma definição para prazo de entrega, fabricação, busca de fornecedores etc. Com o sistema de gerenciamento aplicado, todos os procedimentos passaram a serem padrões e o poder de negociação em compras foi maior, obtendo melhores preços com fornecedores, aumentando o lucro em todos os orçamentos. O sistema de gerenciamento implantado proporcionou um crescimento antecipado, pois, a previsão era de um crescimento estimado em quatro anos e baixou para um ano e meio, pois a empresa já possui novo “layout†para novos projetos.

Biografía del autor/a

Regina Elaine Santos Cabette, UNISAL - LORENA
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006), pós-doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e pós-doutorado em Computação e Matemática Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). É Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena. Atua como pesquisadora colaboradora do projeto temático da FAPESP - Dinâmica de Satélites Artificiais, no item ATITUDE e ESTABILIDADE DE SATÉLITES. Participa como revisora dos periódicos: Acta Astronautica e Mathematical Problems in Engineering. Participa como revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. É pesquisadora colaboradora pela Pós- Graduação em Física (Dinâmica Orbital e Planetologia) da UNESP - Campus de Guaratinguetá.

Citas

O QUE é gerenciamento de projetos? Disponível em http://www.pmirs.org.br/site/home/pagina/id/73/?Gerenciamento-de-projetos.html, acesso 17/05/2014.

FAHRENKROG, Steven L., “et alâ€. Project Management Institute. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Trad. Ricardo Viana Vargas, “et alâ€. 3ª ed. Porto Alegre: 2004.

GUIA PMBOK 2008. Disponível em http://tarciocaldas.files.wordpress.com/2010/04/pmbok-4c2aa-edicao.pdf, acesso em 20/07/2014.

MEDEIROS, Higor. Grupos de Processos segundo o PMBOK. Disponível em: http://www.devmedia.com.br/grupos-de-processos-segundo-o-pmbok/27106#ixzz2vrrVyzlY, 2004, acesso em 10/06/2014.

VARGAS, Ricardo. Manual Prático do Plano de Projeto. 4ª ed. Brasport, Rio de Janeiro, Brasil, 232p.

Publicado
23/12/2014
Sección
Produção