APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE TEMPOS & MÉTODOS EM LINHA DE ENVASE DE ÓLEOS LUBRIFICANTES

  • Vinícius Alessandro Aquino Silva UNISAL
  • André Luis Guimarães UNISAL
  • Lucio Garcia Veraldo Junior UNISAL

Abstract

A competitividade global exige atualmente das organizações foco constante em inovação de seus processos e desenvolvimento de produtos que vão além das expectativas de seus clientes. A busca contínua por produtividade pelas empresas é uma das muitas exigências que o traz o mercado consumidor, exigindo abruptamente que os produtos oferecidos sejam inovadores e de excelente qualidade, possuam baixo custo de fabricação e tenham agilidade e flexibilidade de atendimento. Sob esta filosofia, a técnica de estudo dos métodos de trabalho e medição do tempo das atividades inerentes ao processo produtivo em uma linha fabril permanece como sendo como uma das principais ferramentas utilizadas para alcançar o patamar de diferencial competitivo pela organização. Este estudo possuiu como metodologia o estudo de campo, e teve como proposta levantar tais indicadores de processos derivados de Tempos & Métodos em uma linha de produção de envase de óleos lubrificantes, a fim de identificar pontos favoráveis e propícios a melhorias quanto ao atual método de trabalho realizado.

References

BERGMANN, N. et al. Ferramentas da Qualidade: Definição de Fluxogramas para a Confecção de Jalecos Industriais. 2012. SIEF – Semana Internacional das Engenharias da Faculdade Horizontina. Horizontina, RS, Brasil.

FELIPPE, A. D. et al. Análise Descritiva do Estudo de Tempos e Métodos: Uma Aplicação no Setor de Embaladeira de uma Indústria Têxtil. 2012. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.

LEITE, A. F; SALES, J. A. M. Aplicação do Methods-Time Measurement – MTM na Determinação do Tempo Padrão de Montagem de um Mini-Bundles de Piso de Madeira: Uma Análise Prática de um dos Métodos de Tempos Sintéticos. 2010. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos, SP, Brasil.

NOVASKI, Olívio; SUGAI, Miguel. MTM como Ferramenta para Redução de Custos: O Taylorismo Aplicado com Sucesso nas Empresas de Hoje. Revista Produção On Line, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, v. 2, n. 2, jun/out 2002.

SILVEIRA, T. et al. O Método MTM (Methods Time Measurement) para o Aumento da Produtividade e Melhorias das Práticas de Trabalho. Programa de Educação Tutorial Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina.

SOUZA, R. V. B. de. et al. Método para Aplicação de Técnicas de Redução de Tempos de Setup como Meio para Aumento de Produtividade em Indústrias Gráficas. Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.

TIBOLA, R. et al. Aumento da Produtividade pelo Uso de Técnicas de Tempos e Movimentos em uma Prensa Hidráulica. 2011. SIEF – Semana Internacional das Engenharias da Faculdade Horizontina. Horizontina, RS, Brasil.

Published
23/12/2014
Section
Produção