A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NAS COOPERATIVAS DE TRABALHO EM UM MUNDO GLOBALIZADO
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre a possibilidade das cooperativas de trabalho aderirem ao modelo pós-industrial e, assim, como muitas outras organizações contemporâneas, transformarem-se em “learning organizationsâ€, ou seja, organizações em aprendizagem diante das exigência atuais..
Para tanto, no presente texto, torna-se absolutamente necessário rever e analisar os conceitos de: cooperativas, cooperativas de trabalho, aprendizagem, organizações em aprendizagem, bem como, pensar sobre o contexto em que tais elementos aparecem, isto é, o contexto de um mundo globalizado.
Tais objetivos se desdobram na tentativa de verificar se, por meio da adesão à aprendizagem, as cooperativas de trabalho conseguem enfrentar a concorrência, se atualizar com relação às novas tecnologias, bem como criar e tirar vantagem de novas oportunidades de negócios.
Segundo Castells (1999), nas últimas décadas, a emergência da tecnologia, especialmente, a informacional, tornou possÃvel a dinamização das relações entre os mercados, dentro de um mesmo paÃs ou em diferentes paÃses, de forma sÃncrona. Tais mudanças nos levam a perceber que as organizações tiveram que se adaptar ao chamado capitalismo informacional a fim de potencializar sua ação. Para grandes autores da área, tal mudança só foi e será possÃvel para as empresas quando focalizarem o desenvolvimento real dos seus membros, desenvolvimento expresso pela aprendizagem.
Deste modo, são perguntas pertinentes para o presente artigo, à s quais tentaremos responder: o que é uma “learning organizationâ€? cooperativas podem adotar estratégias de gestão das empresas do modelo pós-industrial? É possÃvel para uma cooperativa tornar-se uma “learning organizationâ€? cooperativas com cooperados qualificados geram produtos e serviços com qualidade, garantindo assim sua participação efetiva no mercado?
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