A CAPACITAÇÃO INTERNA PARA A RETENÇÃO DE PROFISSIONAIS
Resumo
O mundo moderno não é rápido somente no desenvolvimento de tecnologias, mas de produtos e serviços competitivos. A velocidade desse processo é marcado pelas mudanças rápidas de versões mais aperfeiçoadas pela concorrência e pela rápida obsolescência, fruto do consumismo por novidades e recursos inovadores. Para atender à demanda do mercado e para manter sua equipe capacitada no target estratégico traçado pela corporação, surgem as empresas-escolas, com multiplicidade de conteúdos voltados ao desenvolvimento de seus colaboradores.O mercado da chamada Educação Corporativa tem crescido e se especializado. Hoje, profissionais de Recursos Humanos atuam como consultores para prover as solicitações por treinamentos especÃficos, muitos deles comportamentais e/ou de gestão. Parcerias são estabelecidas, treinamentos on-the-job, cursos online à modalidade EAD (Ensino a Distância) e muitas outras alternativas são pensadas para preencher essa lacuna do desenvolvimento do capital humano. Neste artigo, aborda-se, sem esgotar a totalidade do assunto, a abrangente busca das empresas pelo desenvolvimento de sua equipe, principalmente no foco de retenção interna de talentos. No entanto, considerar-se-ão os treinamentos pontuais antes demandados por escolas técnicas somente e agora oferecidos através de diversos meios, através de módulos especÃficos.Referências
BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de treinamento e desenvolvimento. Gestão e Estratégias. São Paulo: ABTD, 2007.
______. Manual de treinamento e desenvolvimento. Processos e Operações. São Paulo: ABTD, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
______. Recursos Humanos. O capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2003.
FIDELIS, Gilson José. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Carreira. Uma abordagem da Educação Corporativa. Rio de Janeiro: QualityMark, 2008.
LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos. PrincÃpios e Tendências. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recurso Humanos. Do Operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2011.
PACHECO, Luzia; SCOFANO, Anna Cherubina; BECKERT, Mara; SOUZA, Mara de. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva, 2008.
SLIVNIK, Alexandre; FURLAN, Dr. Jô; SITA, Mauricio. Ser + com T&D. Estratégias e ferramentas de treinamento e desenvolvimento para o mundo corporativo. São Paulo: Ser Mais, 2010.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).