“Outsourcing†como Ferramenta Estratégica de Gestão Empresarial: situação de algumas empresas do Vale do ParaÃba
Resumo
O presente artigo aborda o conhecimento da importância do outsourcing nos dias atuais, como as empresas utilizam esta ferramenta e como ela pode ser utilizada sob a perspectiva de estratégia competitiva. O trabalho visa trazer à luz discussões que podem contribuir para uma maior compreensão das relações que se estabelecem entre empresas que mantém algum tipo de vÃnculo de parceria e pela oportunidade de abordar conceitos como o intercâmbio de experiências positivas, bem como ao desenvolvimento e os benefÃcios enquanto ferramenta estratégica. A pesquisa traz consigo a seguinte problemática: Como o outsourcing está sendo utilizado como ferramenta estratégica de gestão empresarial? O objetivo foi o de analisar como as empresas terceirizam os serviços através de um planejamento estratégico, quais as áreas terceirizadas e os resultados obtidos com essa implantação. Como objetivos especÃficos buscou-se avaliar o impacto nos custos e no quadro de colaboradores após a implantação da terceirização, bem como seu percentual; identificar os fatores restritivos com a prática da terceirização; verificar o comportamento das empresas prestadoras de serviços quanto ao preparo na execução das tarefas terceirizadas; identificar as ações de acompanhamento periódico das atividades terceirizadas e conhecer os procedimentos utilizados quando da escolha da empresa prestadora de serviço. A população pesquisada foram os gestores de empresas das cidades de Lorena, Guaratinguetá, Cruzeiro, Rezende e São Paulo, totalizando 14 empresas participantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários abordando o assunto da implantação da terceirização. O tipo de estudo se dá no modo experimental, com a análise do resultado na forma qualitativa, o que possibilitou a elaboração de gráficos com análise estatÃstica dos resultados. Com os resultados foi possÃvel perceber o quanto esta ferramenta foi e está sendo empregada e sua evolução nas estratégias empresariais.
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