“Outsourcing” como Ferramenta Estratégica de Gestão Empresarial: situação de algumas empresas do Vale do Paraíba

  • Sousa Elaine Cristian dos Santos FATEA
  • Francini Mara Borges Domingues Pinto FATEA
  • Rosa Luiz Jorge Escola de Engenharia de Lorena -EEL-USP
  • Felipe da Silva FELIPE DA Humberto UNISAL - Lorena, Escola de Egenharia de Lorena - EEL-USP, Instituto de Estudos Valeparaibanos - IEV
Palavras-chave: Outsourcing, Estratégias, Gestão Empresarial

Resumo

O presente artigo aborda o conhecimento da importância do outsourcing nos dias atuais, como as empresas utilizam esta ferramenta e como ela pode ser utilizada sob a perspectiva de estratégia competitiva. O trabalho visa trazer à luz discussões que podem contribuir para uma maior compreensão das relações que se estabelecem entre empresas que mantém algum tipo de vínculo de parceria e pela oportunidade de abordar conceitos como o intercâmbio de experiências positivas, bem como ao desenvolvimento e os benefícios enquanto ferramenta estratégica. A pesquisa traz consigo a seguinte problemática: Como o outsourcing está sendo utilizado como ferramenta estratégica de gestão empresarial? O objetivo foi o de analisar como as empresas terceirizam os serviços através de um planejamento estratégico, quais as áreas terceirizadas e os resultados obtidos com essa implantação. Como objetivos específicos buscou-se avaliar o impacto nos custos e no quadro de colaboradores após a implantação da terceirização, bem como seu percentual; identificar os fatores restritivos com a prática da terceirização; verificar o comportamento das empresas prestadoras de serviços quanto ao preparo na execução das tarefas terceirizadas; identificar as ações de acompanhamento periódico das atividades terceirizadas e conhecer os procedimentos utilizados quando da escolha da empresa prestadora de serviço. A população pesquisada foram os gestores de empresas das cidades de Lorena, Guaratinguetá, Cruzeiro, Rezende e São Paulo, totalizando 14 empresas participantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários abordando o assunto da implantação da terceirização. O tipo de estudo se dá no modo experimental, com a análise do resultado na forma qualitativa, o que possibilitou a elaboração de gráficos com análise estatística dos resultados. Com os resultados foi possível perceber o quanto esta ferramenta foi e está sendo empregada e sua evolução nas estratégias empresariais.

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Publicado
17/12/2013
Seção
Gestão e Qualidade