CLASSE C, ASCENÇÃO E ALGUNS REFLEXOS MERCADO CONSUMIDOR

  • Cheiza Aparecida Costa Ramos Escola de Engenharia de Lorena - EEL-USP
  • Rosa Luiz Jorge Engenharia da Qualidade pela EEL/USP
  • Rosinei Batista Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FAT- UERJ - Campus Regional de Resende, RJ
  • Humberto Felipe da Silva Curso de Logística, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade de Lorena; Escola de Engenharia de Lorena - EEL-USP; Instituto de Estudos Valeparaibanos - IEV

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do mercado consumidor brasileiro da Classe C, buscando conhecer esta classe que emerge nas relações comerciais, tornando-se o foco de muitas empresas. Seguindo a metodologia adotada, levantamento bibliográfico e estudo de caso secundário, foi possível confrontar informações e fundamentar-se na prática as preocupações com este nicho de mercado. As informações levantadas, complementadas ou até mesmo confrontadas, permitiram considerar que a Classe C, por diversos fatores, evoluiu e se destacou no mercado consumidor, tornando-se mais informada, conhecedora de seus direitos legais, exigente e com poder de escolha; transformou-se em um alvo estratégico para as empresas que desejam se voltar às massas.

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Published
17/12/2013
Section
Gestão e Qualidade