CLASSE C, ASCENÇÃO E ALGUNS REFLEXOS MERCADO CONSUMIDOR

  • Cheiza Aparecida Costa Ramos Escola de Engenharia de Lorena - EEL-USP
  • Rosa Luiz Jorge Engenharia da Qualidade pela EEL/USP
  • Rosinei Batista Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FAT- UERJ - Campus Regional de Resende, RJ
  • Humberto Felipe da Silva Curso de Logística, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade de Lorena; Escola de Engenharia de Lorena - EEL-USP; Instituto de Estudos Valeparaibanos - IEV
Palavras-chave: Mercado consumidor, Classe C, Estratégia Empresarial

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do mercado consumidor brasileiro da Classe C, buscando conhecer esta classe que emerge nas relações comerciais, tornando-se o foco de muitas empresas. Seguindo a metodologia adotada, levantamento bibliográfico e estudo de caso secundário, foi possível confrontar informações e fundamentar-se na prática as preocupações com este nicho de mercado. As informações levantadas, complementadas ou até mesmo confrontadas, permitiram considerar que a Classe C, por diversos fatores, evoluiu e se destacou no mercado consumidor, tornando-se mais informada, conhecedora de seus direitos legais, exigente e com poder de escolha; transformou-se em um alvo estratégico para as empresas que desejam se voltar às massas.

Referências

ALVES, Marcelo Esteves. Perfil de consumo de classe de baixa renda. 2008. 240 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2008.

ASSAD, Marta Maria Nogueira; ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho de. Consumidor de Baixa Renda: O modelo de dinâmica do processo de compra. In: Anais ANPAD. Salvador. 2006.

Associação Brasileira de empresas e Pesquisas. Disponível em <http://www.abep.org/>. Acesso em 30/05/2009.

Casas Bahia, um modelo no mercado de baixa renda. Disponível em <http://site.casasbahia.com.br/> . Acesso em 30/05/2009.

CHIARA, Márcia de . Classe C já tem mais de um quarto do poder de consumo. Disponível em <http://www.estado.com.br/editorias/2008/03/30/eco-1.93.4.20080330.16.1.xmlhttp://www.estado.com.br/editorias/2008/03/30/eco-1.93.4.20080330.16.1.xml>. Acesso em 07/04/2009.

COBRA, M. Administração de Marketing: A análise do mercado de consumo e o comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 1992.

COPPOLA, Marcelo. Lições da Base da Pirâmide. Revista Época Negócios. Nº17. Julho, 2008.

DUAILIBI, Julia; BORSATO, Cíntia. Ela empurra o crescimento. Revista Veja. Nº 2054. Abril, 2008. Disponível em <http://veja.abril.com.br/020408/p_082.shtml>. Acesso em 30/06/2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3ª Edição. Paraná: Positivo. 2004.

FLAUZINO, Valdenir. Classe C, o público de R$ 410 bilhões. Disponível em <http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/06/03/classe-c-o-publico-de-r-410-bilhoes/>. Acesso em 03/06/2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Atlas.2006.

GIOVINAZZO, R. A. Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares do Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.São Paulo. 2003.

HARVEY D. The Condition of Postmodernity. An Inquiry into the Origins of Cultural Change, Cambridge, Massachusetts, Blackwell, 1990.

http://digitalcommons.law.yale.edu/yls_sela/8 MARTINS, R.A.; SACOMANO, J.B. Integração, flexibilidade e qualidade: os caminhos para um novo paradigma produtivo. Gestão & Produção, v. 1, n. 2, p. 153-170, ago. 1994

Isto É. 2010. O desafio de conquistar os novos emergentes. Isto É. e. 2128, 20 Ago. 2010 Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/96821_O+DESAFIO+DE+CONQUISTAR+OS+NOVOS+EMERGENTES. Disponpivel em: 12 dez. 2013.

KIRNANI, Aneel. The Mirage of Marketing to the Bottom of the Pyramid: How the private sector can help alleviate poverty. California Management Review, v. 49, n.4, p.90-111, 2007. Disponível em: http://www.un.org/esa/coordination/Mirage.BOP.CMR.pdf. Acesso em: 5 dez. de 2013.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10ª Edição. São Paulo: Prentice-Hall. 2000.

MACEDO JT, Ronaldo Porto Jr, "GLOBALIZAÇÃO, REGULAÇÃO E DIREITO DO CONSUMIDOR" (2002). SELA (Seminario en latinoamérica de Teoría Constitucional y Política) Papers.Paper 8.

MEDEIROS, Cézar Manoel de. Inclusão Social E Estruturação De Amplo Mercado De Massas No Brasil Experiência Recente. Disponível em http://www.gestaouniversitaria.com.br/index.php/edicoes/56-84/261-a-evolucao-e-estrategias-do-setor-varejista-no-brasil.html. Acesso em 22/06/2009.

MEIRELLES, Renato. Marketing para a base da pirâmide: Modo de usar. Revista Marketing. São Paulo. 10/2006.

PESSOA, Francisco Nunes; ZACHEO, Patrícia de Almeida; TAMAE, Rodrigo Yoshio. O perfil de consumo da Classe C. Revista Científica Eletrônica de Administração. Garça, São Paulo: FAEF. Junho/2008.

PINTO, R.A.S. A ascenção da classe média. Porto: Universidade Católica Portuguesa. 2013. (dissertação de mestrado)

PRAHALAD, C. K. Riqueza na base da pirâmide: Como erradicar a pobreza com lucro. Porto Alegre. São Paulo: Bookman, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora. 2005.

SILVA, Sérgio de Souza e. Marketing de relacionamento para o público de baixa renda: Um estudo exploratório no varejo de eletrodomésticos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo.2008.

TAMASHIRO, H.R.S.; MURARI, W. A.; OLIVEIRA, S.W.V.P.; ACEVEDO, C.R.. Comportamento socioambiental do consumidor: um estudo com universitários do interior paulista. Produção, v.22, n.2, pp. 201-212. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132012000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em 6 dez de 2013.

TAMASHIRO, Helenita Rodrigues da Silva; MURARI, Wandrey Antonio; OLIVEIRA, Sônia Valle Walter Borges de and ACEVEDO, Claudia Rosa. Comportamento socioambiental do consumidor: um estudo com universitários do interior paulista. Prod., São Paulo , v. 22, n. 2, Apr. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132012000200002&lng=en&nrm=iso>. access on 13 Dec. 2013. Epub Mar 27, 2012.

VIANNA, Daniela Rodarte; HERMAN, Otto. O Código de Defesa do Consumidor como Fator Relevante no Comportamento do Consumidor. Belo Horizonte. BuscaLegis.ccj.ufsc.br. 2007. (sem numeração da página). Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-c%C3%B3digo-de-defesa-do-consumidor-como-fator-relevante-no-comportamento-do-consumidor. Acesso em 12 dez. de 2013.

VOLPI, Alexandre. A história do consumo no Brasil: Do mercantilismo à era do foco no cliente. Rio de Janeiro: Campus / Elsevier. 2007.

WEINBERG, M. A classe C no paraíso. Veja, n. 2066, p. 11-15, 25 jun. 2008. Disponível em: http://veja.abril.com.br/250608/entrevista.shtml. Acesso em: 12 dez. de 2013.

YACCOUB, H. A chamada “nova classe médiaâ€. cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 197-231, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v17n36/v17n36a09.pdf. Acesso em: 12 dez. de 2011

Publicado
17/12/2013
Seção
Gestão e Qualidade