O CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS UMA ANÁLISE DE PONDERAÇÃO E PROPORCIONALIDADE À LUZ DA TEORIA DOS PRINCÍPIOS DE HUMBERTO ÁVILA

  • Thaís Fernandes
  • Tatiane Munhoz

Resumo

Instituir precedência entre valores e direitos fundamentais é atualmente um dos maiores desafios da hermenêutica jurídica constitucional. O neoconstitucionalismo elevou os princípios jurídicos ao patamar das leis, retirando-os do calabouço de suas funções integrativas e subsidiárias. É até possível afirmar que a doutrina constitucional vive hoje sob a euforia do chamado “Estado Principiológicoâ€. Considerando a crescente demanda judicial na solução de conflitos entre direitos fundamentais, o presente trabalho visa explorar os postulados de ponderação e proporcionalidade, à luz dos recentes ensinamentos do professor Humberto Ãvila. Especificamente, a pesquisa pretende apontar as distinções entre texto normativo e norma jurídica, bem como a dissociação entre princípios e regras. Como desfecho, objetiva-se subsumir tais institutos ao recente caso das biografias não autorizadas das pessoas públicas. O estuda visa, acima de tudo, contribuir para o entendimento dos novos fenômenos constitucionais, de modo a concorrer para a correta interpretação e aplicação dos direitos fundamentais na ordem jurídica brasileira.

 

Biografia do Autor

Thaís Fernandes
Advogada. Pós-Graduanda em Direito e Processo Civil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E  Lorena. Graduada em direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E Lorena. 
Tatiane Munhoz
Graduanda em direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E Lorena. 
Publicado
25/04/2015