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Jornada Científica
2016-10-20T21:19:35+00:00
Euni Vieira e Silva
estagio@lo.unisal.br
Open Journal Systems
<p>A Revista Jornada Científica tem por objetivo incentivar a produção acadêmica e científica nas áreas de concentração da Educação, Ciência e Tecnologia. Visa dialogar e refletir questões que integram a Formação de Professores e dos Profissionais das diferentes áreas do conhecimento e a sua realidade profissional, incluindo-se também as Políticas Públicas para o Ensino Superior e para a Educação Básica, além das linhas Epistemológicas Ativas de Aprendizagem.</p> <p>A Revista Eletrônica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo -UNISAL- Campus São Joaquim/Lorena visa contribuir para a publicação dos trabalhos apresentados em eventos científicos da instituição.</p> <p>Periodicidade: Anual</p> <p>Diretora de Operações - Campus São Joaquim: Profª Pós Dra. Grasiele Nascimento Ferreira</p> <p> </p> <p><span style="margin: 0px; font-family: 'Segoe UI',sans-serif; font-size: 10.5pt;"> </span></p> <p><span style="font-family: Calibri; font-size: medium;"> </span></p>
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A Construção do Conceito de Bacia Hidrográfica por Alunos do Ensino Fundamental-Ciclo I: Uma Proposta Interacionista para o Ensino de Ciências
2016-10-20T18:51:22+00:00
Euni Vieira e Silva
arison.lopes@lo.unisal.br
Isabel C. C. Monteiro
arison.lopes@lo.unisal.br
<p>O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo de construção do conceito de bacia hidrográfica por alunos do ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de quinze estudantes de faixa etária de nove a dez anos, alunos de uma escola municipal de Lorena, São Paulo. Partiu-se de atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, tendo por base uma metodologia de ensino que privilegiou a problematização, o uso de tecnologias e a interação entre alunos e o ambiente, na perspectiva interacionista de Vigotski (2001) e análise da Zona de Desenvolvimento Proximal de Wertsch (1994). Os primeiros resultados apresentam aspectos sobre a aprendizagem do conceito por crianças da faixa etária em questão.</p>
2016-10-20T00:00:00+00:00
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A crÃtica de jürgen habermas à proposta de legitimação na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann.
2016-10-20T19:11:09+00:00
Amanda Tavares Borges
arison.lopes@lo.unisal.br
Priscila Mara Garcia
arison.lopes@lo.unisal.br
<p>Para Habermas, A Teoria dos Sistemas de Luhmann (2009) se presta para legitimar o  oder. Para Luhmann, a teoria da ação comunicativa e a teoria discursiva de Habermas só podem se afirmar como bem-intencionadas. Ambos os autores travam uma discussão filosófica que tem como pano de fundo o problema da auto-implicação das teorias e das possibilidades de reconstrução ideal da sociedade contemporânea com as pretensões emancipatórias de discursos públicos sob condições ideais (Habermas) ou com a inevitável submissão dos meios de comunicação simbolicamente generalizados (Luhmann). O presente ensaio tem como objetivo problematizar a legitimação do direito a partir da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann em confronto com a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas.</p>
2016-10-20T00:00:00+00:00
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A importância da mediação nos cursos de direito
2016-10-20T19:18:08+00:00
João Gabriel Fraga de Oliveira Faria
arison.lopes@lo.unisal.br
No decurso dos últimos anos, deparamo-nos com a edição de resoluções e normas jurÃdicas que prestigiam a autocomposição daqueles que se socorrem do Judiciário, a fim de encontrar uma solução a suas lides. Ante a estas inovações legislativas, o Judiciário tem se mostrado dedicado, implantando-as através de programas, projetos e institutos, usados na solução de conflitos. Diga-se de passagem, tais medidas foram aplicadas em boa hora, uma vez que o Judiciário se encontra afogado em processos. Isto, pois, vislumbra-se a mediação como uma nova tendência do processo brasileiro. Sendo assim, os atuais estudantes de direito e futuros operadores devem receber o devido preparo, para que façam o uso adequado desta ferramenta, preparo este que se inicia nos bancos acadêmicos.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Aplicação da nanotecnologia aos pavimentos permeáveis: Uma solução tecnológica visando a eficiência econômica e o desenvolvimento sustentável das regiões que sofrem com os alagamentos
2016-10-20T19:21:32+00:00
Luiz Fernando de Lima
arison.lopes@lo.unisal.br
Os alagamentos a cada dia têm se tornado situações cotidianas de pessoas que vivem em áreas urbanizadas. A falta de um bom planejamento urbano permite o aparecimento desse problema, tendo com uma das principais causas a impermeabilização do solo que impede a infiltração da água da chuva no solo, causando um pico de vazão da água não infiltrada, o que por sua vez gera o escoamento superficial intenso causando os alagamentos. Os meios tradicionais de escoamento artificial são deficientes e ainda não foi concebido um sistema de drenagem viável que suporte um volume de água maior que o nÃvel previsto para uma máxima pluviométrica. Nesse contexto, surgem, como uma possÃvel solução, os pavimentos permeáveis, dispositivos dotados de estrutura permeável que facilitam a infiltração da água no solo, diminuindo a vazão para os sistemas de drenagem. A aplicação deste, porém, é limitada a locais sem grande acesso de pessoas, o que inviabiliza o objetivo de sua principal função que é retardar o tempo de alagamento em grandes centros urbanos. Para isso, esse trabalho pesquisa a aplicação de Nanotubos de Carbono ao concreto poroso buscando aumentar a resistência mecânica do pavimento permeável e viabilizar condições para sua aplicação em escala.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Cálculo Diferencial e Integral: abordagem histórica.
2016-10-20T19:25:43+00:00
TaÃs Alves Silva Ribeiro
arison.lopes@lo.unisal.br
O desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral foi a maior realização no campo da matemática no século XVII. Vários matemáticos contribuÃram para a consolidação dessa ferramenta, entretanto, atribui-se a Newton e Leibniz a criação do cálculo. A elaboração do presente trabalho tem por objetivo relatar a história do cálculo diferencial e integral desde a Grécia antiga até os dias atuais e para isso foram utilizadas, principalmente, duas importantes obras sobre a história da matemática. A primeira delas trata-se da Introdução à História da Matemática do especialista em geometria e história da matemática Howard Eves e a segunda é a História da Matemática de Carl B. Boyer.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Educação para a justiça meio para uma cultura de paz na obra A Paz Perpétua de Immanuel Kant.
2016-10-20T19:57:54+00:00
Vitor Aladic de Melo
arison.lopes@lo.unisal.br
Immanuel Kant em sua obra A paz perpétua apresenta por meio de alguns artigos uma maneira de estabelecer a paz perpétua, segundo ele aconteceria por meio da construção de um cidadão cosmopolita e de um direito universal. Esse ideal de paz é ainda presente na sociedade atual, para que ele fosse atingido seria necessário se estabelecer uma cultura de paz que se daria por meio de uma educação que segundo Kant tirasse o ser humano da menoridade e o incluÃsse na maioridade, fazendo então melhor uso da razão.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Estabilidade de taludes
2016-10-20T20:11:16+00:00
Hélio Rodrigues Bassaneli
arison.lopes@lo.unisal.br
Marco Aurélio Martins Corrêa
arison.lopes@lo.unisal.br
André Pereira Coelho do EspÃrito Santo
arison.lopes@lo.unisal.br
Arthur Giorgie El Rafael Zochling Campos
arison.lopes@lo.unisal.br
Bruno Geraldo Rodrigues da Silva
arison.lopes@lo.unisal.br
Glauber Laurentino dos Santos
arison.lopes@lo.unisal.br
Thiago Bueno Mariotto
arison.lopes@lo.unisal.br
Os taludes ou as encostas naturais são definidos como superfÃcies inclinadas de maciços terrosos, rochosos ou mistos (solo e rocha), originados de processos geológicos e geomorfológicos diversos, podendo apresentar modificações antrópicas, tais como cortes, desmatamentos, introdução de cargas, etc. A estabilidade de um talude pode ser alcançada de duas formas: diminuição das forças instabilizadoras ou o aumento das forças estabilizadoras. Para poder projetar adequadamente um talude que seja estável é importante levar em consideração os dados de investigação de campo, ensaios de laboratório, análises de estabilidade efetuadas, a forma de execução da obra, sua manutenção, e principalmente, o engenheiro responsável, deve ter o bom senso. Pois, se não for feito um estudo prévio ou não terem sido projetados para as condições reais, como consequência, essas obras poderão ser encontradas rompidas ou inutilizadas. Para que as obras de contenção sejam construÃdas, é necessário que o engenheiro tenha certo conhecimento das causas de processos de instabilização de taludes de cortes, aterros e encostas naturais, para garantir a eficácia e a eficiência das obras do ponto de vista técnico e econômico, evitando a execução de obras desnecessárias e a alocação de recursos financeiros excessivamente elevados para a sua função.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Estupro como Arma de Guerra: uma análise à luz dos Direitos Humanos
2016-10-20T20:14:39+00:00
Erika Ribeiro da Motta Silva Amaral
arison.lopes@lo.unisal.br
Daisy Rafaela da Silva
arison.lopes@lo.unisal.br
Este trabalho pretende dissertar sobre o uso do estupro como arma de guerra em conquistas territoriais. Tem por objetivo conceituar o que vem a ser os Direitos Humanos, sua origem e aplicação em terras brasileiras, bem como compreender o crime de estupro, demonstrando as origens para a prática da temática proposta atingindo de forma gradativa as culturas atuais. São demonstradas as caracterÃsticas desse fenômeno que não se resumem à lesão aos Direitos à Dignidade Sexual, mas têm efeitos psicológicos perturbadores que destroem mulheres e, ainda que pouco arguido, os homens. Conclui-se, portanto que, todo o exposto é baseado em pesquisas bibliográficas e documentais, que independentemente do perÃodo estudado, que abordam o estupro como forma de desmoralizar pessoas das mais diversas culturas presentes nos caminhos das guerras, violando as bases dos Direitos Humanos. Passou-se, então, a identificar os objetivos de se cometer tais crimes durante conflitos, para assim sanar as dúvidas de um tema atual e complexo.
2016-10-20T20:14:12+00:00
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Integração entre Arduino, bluetooh e SO Android para o Ensino da Computação: Um Estudo de Caso
2016-10-20T20:36:34+00:00
Ariane Nancy Figueiro
arison.lopes@lo.unisal.br
LaÃs de Castro Penido
arison.lopes@lo.unisal.br
Wesley de Toledo Costa
arison.lopes@lo.unisal.br
A área da tecnologia é fascinante e de fundamental importância para o desenvolvimento de um paÃs, pois todas as atividades do ser humano dependem diretamente da TI. Entretanto, por ser uma área que exige raciocÃnio lógico abstrato é considerada difÃcil. Visando a desmistificar esse tema, este projeto tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino lúdico da computação através da organização e montagem do protótipo de veÃculo totalmente controlado via smartphone. O objeto utilizado para experimento neste projeto é um carro (em miniatura) automatizado e controlado via bluetooth para a sincronização entre o microcontrolador Arduino e bluetooth instalados no carro e um smartphone com SO Android. O ambiente de programação utilizado foi o Appinventor. É importante destacar que a experiência praticada durante o 1º semestre do curso de Ciência da Computação foi enriquecedora, pois possibilitou que os estudantes buscassem o próprio conhecimento, conforme preconiza as modernas metodologias de ensino.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Agir humano a partir dos imperativos categóricos
2016-10-20T20:39:15+00:00
Lucas Calbi de Oliveira Costa
arison.lopes@lo.unisal.br
presente artigo pretende demonstrar que o agir humano requer uma escolha, assim como a liberdade para decidir entre o certo e o errado, a partir das inclinações internas de cada indivÃduo. E ainda, que este pensamento seja uma das grandes contribuições de Kant para a filosofia. Através da leitura kantiana, percebe-se que o homem é autor e sujeito de sua vida, e, ao mesmo tempo, tem o poder de ser um sujeito autônomo, com o agir categórico, que independe de qualquer outra coisa, além de que o seu valor está em si mesmo. Com isso, pode-se constituir os princÃpios universais.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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O Trabalho Infantil e a Empresa
2016-10-20T20:42:19+00:00
Leonardo Raphael Carvalho de Matos
arison.lopes@lo.unisal.br
Tema relevante dentro das relações jurÃdicas é o do Trabalho Infantil e a sua relação com a tutela dos Direitos Humanos. A partir de uma visão pós-positivista e do fenômeno da publicização do privado, os Direitos Humanos passaram a gozar de proteção legislativa, soberania de suas normas e um olhar mais apurado do Direito. Pelo método indutivo, será analisado o Trabalho Infantil como modalidade de trabalho degradante e a legislação atinente ao tema. Em seguida, será analisada a responsabilidade empresarial no exercÃcio de sua função social frente ao trabalho infantil. Pelo método indutivo, será analisado o entendimento jurisprudencial das cortes superiores do trabalho no Brasil, bem como os dados oficiais que apontam a presença de trabalho infantil no Brasil, por meio da verificação dos relatórios publicados pelo Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho, em um contraponto final entre os resultados desejados e os obtidos.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Os complexos desafios de um mundo angustiante em Kierkegaard
2016-10-20T20:45:53+00:00
Kleber Aparecido Silva Oliveira
arison.lopes@lo.unisal.br
O objetivo deste artigo é demonstrar, a partir da filosofia existencialista de Kierkegaard, o conceito de angústia mediante as escolhas, em que a compreensão filosófica está pautada na subjetividade. O dinamarquês estabelece um itinerário chamado de Estádios, que se divide em três nÃveis: o estádio estético, ético, e religioso. Vamos nos deter aos estádios estéticos e ético, tendo como fio condutor o ético, uma vez que perpassa a subjetividade de cada ser humano e a sua construção axiológica. Dessa forma, reflete-se sobre a dificuldade de escolha, principalmente em uma sociedade que apresenta neste campo, possibilidades difusas. Sabemos que no passar dos anos, a sociedade tornou-se tão complexa, a ponto de dificultar aos jovens o norte e a clareza das opções em escolher, cujos sintomas imediatos se manifestam na angústia. Para essa proposta, foi produzida uma sequência que contempla a compreensão filosófica de Kierkegaard, na sua concepção de estádios, de subjetividade e de escolhas, como também uma interpretação do cenário juvenil mergulhada numa complexa sociedade de valores que se renovam continuamente. É importante escolher, e viver sem medo a aventura de buscar ser em conflito com o que se deve ser, mesmo que tal empreendimento pareça arriscado e angustiante.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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https://revista.unisal.br/lo/index.php/revistajornada/article/view/490
Os pais pelos filhos menores: a responsabilidade pela reparação civil
2016-10-20T20:58:43+00:00
Thomas Fernandes Braga Louzada
arison.lopes@lo.unisal.br
Melissa Viana Vieira Pinto
arison.lopes@lo.unisal.br
Luiza Helena Lellis Andrade de Sá Sodero
arison.lopes@lo.unisal.br
Este trabalho tem como ponto propedêutico o estudo da responsabilidade civil dos pais pela reparação dos danos suportados por terceiros, causados pelos filhos menores na prática do ato ilÃcito. Além desta regra geral, se mencionará as exceções, como o caso da emancipação legal trazida a partir do casamento, a qual a responsabilidade dos pais é afastada, pois não é comum que a famÃlia seja administrada por um terceiro estranho; ou no cenário que abarca empregador e empregado, quando este for menor de idade e pratica ato ilÃcito danoso, perceber-se-á que a responsabilidade pela reparação caberá ao patrão; e, derradeiramente, a possibilidade de responsabilidade subsidiária do menor, sem que este se prive do necessário e se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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https://revista.unisal.br/lo/index.php/revistajornada/article/view/491
Sistemas de Numeração com Ênfase no Sistema Binário e sua Aplicação por meio da Ãlgebra de Boole
2016-10-20T21:05:11+00:00
Sávia Cristina Vidal
arison.lopes@lo.unisal.br
Kayque Luiz Farias dos Santos
arison.lopes@lo.unisal.br
Ronaldo Nogueira
arison.lopes@lo.unisal.br
Este trabalho tem por finalidade mostrar os sistemas de numeração mais conhecidos, com ênfase no sistema binário e sistema hexadecimal, pois é fortemente empregado na eletrônica digital e na computação. Apresenta-se uma aplicação direta do sistema de numeração na base dois sobre a Ãlgebra Booleana, ou seja, o funcionamento de um sistema digital, especificadamente, a representação do digito 1 (um) no display de sete segmentos. Além de associar o sistema binário, conhecido, atualmente, com o modo que os egÃpcios efetuavam as operações de multiplicação e divisão na base dois.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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Terceirização: o enfrentamento pelo tribunal superior do trabalho da efetivação dos direitos sociais trabalhistas
2016-10-20T21:13:51+00:00
Cleide S. Chaves
arison.lopes@lo.unisal.br
Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
arison.lopes@lo.unisal.br
O presente artigo objetiva analisar o fato de a normatização, por súmulas, sobre o tema Terceirização pelo Tribunal Superior do Trabalho implicar em desrespeito ao artigo 5º II da Constituição Federal da República do Brasil (CFRB). A controvérsia está relacionada à concretização dos direitos sociais de empregados terceirizados em atividades-fim de empresas em contraposição ao princÃpio da Livre Iniciativa.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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https://revista.unisal.br/lo/index.php/revistajornada/article/view/493
Testamento Vital
2016-10-20T21:19:35+00:00
Gabriela Ayres Nascimento
arison.lopes@lo.unisal.br
Luiza Helena Lellis Andrade de Sá Sodero
arison.lopes@lo.unisal.br
O presente trabalho aborda um tema muito polêmico e atual, a feitura do testamento vital. Faremos uma breve citação dos tipos de testamentos, os previstos no Código Civil Brasileiro, e também as inovações. Enquadramos o testamento vital como uma grande inovação na maneira de testar. Trataremos das implicações penais, em se tratando de eutanásia, além dos conceitos de eutanásia, ortotonásia e distanásia. Hoje em dia, o registro de testamentos vitais está cada vez mais em crescimento.
2016-10-20T00:00:00+00:00
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