Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao pt-BR revista.educacao@unisal.br (Prof. Dr. Antonio Carlos Miranda) mestrado.americana@unisal.br (Vaníria Felippe Tozato) Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.9 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Jovens Rurais Assentados e a Ressignificação da Educação Escolar: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/3 <p>Este artigo realizou uma pesquisa com seis jovens rurais assentados que estudam em uma escola urbana na cidade de Promissão/SP. O estudo procurou demonstrar de que forma tais jovens resistem ao preconceito que sofrem por alunos e professores ao realizarem seus estudos na escola da cidade. No texto, os jovens rurais assentados são compreendidos pela cultura que possuem e por compartilharem uma diversidade de experiências vivenciadas em um espaço que está em constante transformação, como é o caso dos assentamentos de reforma agrária. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos como método de pesquisa a história oral, o que, além de tornar mais fidedignos os dados coletados, também nos permitiu uma maior aproximação com os sujeitos pesquisados. A pesquisa mostrou a necessidade de superação do preconceito, resgatando a escola como espaço privilegiado de produção e socialização do saber historicamente elaborado e sistematizado pela humanidade. Por meio desse conhecimento, a pedagogia torna-se transformadora e é capaz de ressignificar a educação, contribuindo, significativamente, para a melhoria das relações entre os indivíduos. Mas tudo isso deve levar em consideração a realidade do aluno assentado, para que ele se reconheça também como protagonista da transformação.<br><br></p> Vitor Machado, Adaísa Adail Dinalli Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/3 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard para o ensino de Física: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/4 <p>O presente estudo permitiu traçar um recorte da atual produção científica sobre a epistemologia de Gaston Bachelard e suas contribuições para o ensino de Física no Brasil. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática em dois periódicos da <br>área: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), no período de 2015 a 2020. Como ambos são realizados pela Sociedade Brasileira de Física de forma intercalada e com periodicidade de dois anos, portanto as buscas envolveram os anais do SNEF de 2015, 2017 e 2019, e os anais do EPEF de 2016, 2018 e 2020. Os resultados revelam que, ao longo desse período, foram produzidos cinco trabalhos que versam sobre a epistemologia de Bachelard, os obstáculos epistemológicos e o perfil epistemológico. A quantidade de produções acadêmicas dentro dessa perspectiva é baixa, evidenciando a necessidade da inserção e valorização das discussões acerca da história e filosofia da ciência no ensino de Física, o que pode contribuir para a superação de diversos obstáculos e a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.</p> Larissa Esser, Renata Shneider, Kariston Pereira Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/4 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 A incerteza na docência: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6 <p>Este estudo teve como objetivo investigar a presença da incerteza na docência a partir de um diálogo teórico-prático. A parte teórica foi constituída a partir dos autores Boaventura de Sousa Santos (2006), Maria Isabel da Cunha (2002), <br>Paulo Freire (1996, 1987) e Edgar Morin (2001, 2005). Já a parte prática foi constituída por relatos reflexivos acerca de um estágio no ensino superior. Os procedimentos metodológicos basearam-se no pensamento complexo (MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003), que presume a subdivisão do método em programa e estratégia, tomando como guia o objetivo geral e deixando que as problematizações surgissem no decorrer do diálogo (teórico-prático). A reflexão partiu de três frentes diferentes: 1) o aporte teórico advindo de uma disciplina do curso de mestrado em Educação, chamada “Seminário de Docência no Ensino Superior”; <br>2) o aporte teórico advindo de leituras para uma pesquisa de mestrado em Educação; e 3) a prática reflexiva de uma experiência de docência no ensino superior. Ao longo do processo, as reflexões estabelecidas evidenciaram a necessidade de mudanças, no que se refere à postura do docente, diante das incertezas profissionais e em outras dimensões, modificando o entendimento de que o ideal é a estabilidade e passando a compreender que as ordens e as desordens fazem parte do real complexo.<br><br></p> Caroline Kloss Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7 <p>Na presente pesquisa, temos como objetivo principal investigar as necessidades formativas de docentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em um estudo de caso, o processo metodológico contou com o uso de questionário on-line aplicado a esses sujeitos especificados. A análise nos permitiu, além da identificação das necessidades formativas docentes, verificar que suas percepções apontam para o reconhecimento de que a formação inicial deve ser indissociável da formação continuada, compreendendo a ideia de um continuum nessa formação, na perspectiva de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa proporcionou a escuta das professoras, valorizando o diálogo e as aproximações com os docentes em seu contexto de atuação, propondo o exercício da reflexão e do compartilhamento de ideias.</p> Tássia Fernandes Ferreira, Kátia Maria de Moura Evêncio Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7 Fri, 29 Jul 2022 00:00:00 +0000 Para além do laudo e da literatura https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/8 <p>Este relato de experiência é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso e envolve ações educativas e interventivas realizadas como parte do currículo de formação em um curso de Pedagogia. Seu objetivo é refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, por meio de jogos e artes, de um jovem com duas deficiências associadas: paralisia cerebral moderada e deficiência intelectual leve. Congrega levantamento e estudo bibliográfico, bem como ações educativas interventivas. O embasamento teórico conta com Jemta et al. (2005), Arnaud et al. (2008), Read (1986), Cazeiro e Lomônaco (2011) e outros. Os dados analisados permitem dizer que houve avanço significativo nas habilidades cognitivas e motoras do jovem a partir do emprego das práticas em conjunto com as demais práticas assistidas de outras áreas. Também houve o reconhecimento das capacidades e potencialidades para além das supostas e afirmadas limitações, valorizando o sujeito da ação nas suas potências e superações. Por fim, este trabalho mostra a importância de se aliar a pesquisa teórica à prática interventiva como contribuição para a boa formação dos futuros professores.</p> Flávia Luciana Aparecida Cardoso de Azevedo, Tayrine Cristina Teles da Conceição, Renata Sieiro Fernandes Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/8 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Educação e reprodução social https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/9 <p>O trabalho propõe um cotejo entre as concepções de Émile Durkheim e Pierre Bourdieu acerca da educação escolar, com ênfase no entendimento quanto ao papel desta para a reprodução social. Tendo em vista sua natureza teórica, a metodologia consistiu em revisão bibliográfica, tomando obras fundamentais de cada autor sobre o tema. A bibliografia principal, desse modo, foi composta por Educação e Sociologia e As <em>Regras do Método Sociológico</em>, de Émile Durkheim, e <em>A Reprodução</em> e a coletânea <em>Escritos de Educação</em>, de Pierre Bourdieu. Outros escritos, de ambos os autores, foram referenciados como apoio à compreensão dos conceitos centrais. O trabalho conclui que, a despeito da notável influência durkheimiana acerca do tema, Pierre Bourdieu inspira-se também em outras fontes que dotam sua obra de um teor crítico ausente em Durkheim, de modo a desafiar a ideologia vigente a respeito do papel da educação escolar para a superação das desigualdades sociais. Com isso, Bourdieu oferece uma contribuição original ao tema, consolidando-se como um dos cânones da área.</p> Enrico Paternostro Bueno da Silva Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/9 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Ferramentas tecnológicas no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/10 <p>O objetivo deste estudo é monitorar o serviço a respeito de quais ferramentas tecnológicas seriam mais eficientes para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem remoto durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa a partir de um questionário estruturado com cinco questões. A amostra foi composta por 524 universitários, com idade entre 18 e 40 anos. Os resultados mostraram que o ensino remoto é uma ferramenta interessante e eficiente, indicando que tanto os docentes quanto os discentes se adaptaram a essa nova realidade. O referido monitoramento poderá auxiliar a instituição no desenvolvimento da qualidade de suas decisões e na consolidação de processos e, consequentemente, dos resultados, podendo servir como parâmetro para análise em outras instituições.</p> Mauricio Teixeira dos Santos, Marcelo Guimarães Silva, Tânia Regina Borges e Silva Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/10 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Ensino de Ciências https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11 <p>O ensino de Ciências Naturais constitui um campo de conhecimento essencial para a formação integral dos educandos matriculados na Educação Básica e, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em virtude de sua importância para o desenvolvimento da criticidade e da aprendizagem científica voltada à realidade. O presente artigo objetiva compartilhar um relato de experiência de docência em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, tendo o ensino de Ciências como o foco <br>do projeto pedagógico desenvolvido. As vivências são oriundas do estágio supervisionado nessa etapa de ensino, o qual se desenvolveu em uma escola de Educação Básica de Alegrete, Rio Grande do Sul. Com base nas práticas pedagógicas realizadas <br>e no arcabouço teórico e legislativo referenciado neste manuscrito, é possível concluir que a metodologia da pedagogia de projetos deve ser encarada como potencial para promover a interdisciplinaridade nos anos iniciais e embasar o trabalho desenvolvido pelos docentes formados no viés da pedagogia generalista. Assim, a proposta defende que essa metodologia pode construir novos caminhos para que o ensino de Ciências e demais saberes sejam significativos para ampliar os conhecimentos prévios dos educandos e apontar alternativas diferenciadas de ensino aos docentes.</p> Ivana Almeida Serpa, Daiana Bortoluzzi Baldoni Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Estágio supervisionado remoto: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12 <p>Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo.</p> Letícia Rayla P. da Silva, Cláudio de Oliveira A. Castro, Lucas Góis D. de Lima, Heraldo José da Silva Filho, Stenio Léo S. Silva, Michelle de Paula Madeira Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14 <p>A educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja <br>protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa.</p> Elisabeth Hafner Facin, Felipe Augusto Bottcher, Jaime Cezar Masiero, Ricardo Luis Gabiatti Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 Um mosaico de experiências no Ciclo de Conversas sobre Café e Hospitalidade https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/15 <p>O evento Ciclo de Conversas sobre Café e Hospitalidade busca trazer à luz os debates e as interfaces do café. O evento teve sua primeira edição em outubro de 2020 e sua segunda edição em maio de 2021, de forma on-line e gratuita sob a premissa de ser um evento realizado por mulheres e com mulheres. A partir da realização das duas edições, foi identificada a necessidade de compartilhar as práticas de educação não formal vivenciadas. Para isso, este trabalho tem como objetivo apresentar os debates envolvidos na disseminação dos estudos e atuações na área do café e da hospitalidade, protagonizados por mulheres. A metodologia escolhida foi o relato de experiência. A participação no Ciclo contou com convidadas pesquisadoras e trabalhadoras da cadeia do café, abordando temas como gastronomia, nutrição, história, patrimônio, arte, turismo, produção e consumo, hospitalidade, etnicidade e máquinas. Ao todo, as duas edições contaram com 13 encontros, 29 convidadas e 2 convidados, de 7 estados e do Distrito Federal. A realização do Ciclo se caracteriza como um ambiente para o debate amplo sobre o tema do café em uma perspectiva antirracista, decolonial, democrática, feminista e agroecológica. O compartilhamento de experiências abre outras formas de aprendizagem interdisciplinar e não formal.</p> Alini Nunes de Oliveira, Beatriz Carvalho Tavares, Sarah Marroni Minasi Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/15 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000 (A)Típica segunda-feira de manhã https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/13 <p>Este poema retrata o sentimento de saudade que alunos e professores estão sentindo da convivência diária que mantinham nas universidades e Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil nestes tempos de quarentena e distanciamento social impostos pela emergência sanitária de Covid-19. Munida com uma máquina fotográfica Canon PowerShot SX400 IS, a autoria desta contribuição artística capturou a imagem de uma cena incomum para uma segunda-feira pela manhã: uma parada de ônibus vazia em frente a uma IES em Juazeiro do Norte/CE. Passados mais de 12 meses sem aulas presenciais, os autores insistem em não aceitar essa realidade, expressada pelo poema aqui apresentado.</p> Raimundo Dalmir Luiz de Souza, Ives Romero Tavares do Nascimento Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/13 Mon, 20 Dec 2021 00:00:00 +0000