FATORES ESTRATÉGICOS LIGADOS A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

  • Rogério Santos Morais UNIMEP
  • Eduardo Ferro Santos USP
Palavras-chave: Estratégia, Vantagem competitiva, Gestão, Cadeia de suprimentos, Fornecedores

Resumo

A gestão estratégica organizacional é colocada em destaque, pois competir com concorrentes diretos e indiretos a torna dependente de estratégias competitivas bem definidas e claras com os envolvidos no processo. O Objetivo Geral deste artigo é fazer uma análise dos fatores estratégicos ligados a gestão da cadeia de suprimentos que trará grandes benefícios de reflexões nas futuras estratégias competitivas dada sua importância e complexidade dos envolvidos nesta visão sistêmica. O Objetivo específico é procurar descobrir se está acontecendo um entendimento na gerência de relacionamento da cadeia. A revisão da literatura enfatizou a estratégia competitiva, a Gestão da Cadeia de suprimentos e a busca da vantagem competitiva. O método de pesquisa foi totalmente bibliográfica. Os resultados e discussões foram com empresas de grande porte como Nike, Kmart, Cisco, GM/RS e deixou bem claro os reflexos financeiros atrelados a gestão da cadeia de suprimentos. A conclusão deste artigo é que uma boa estratégia na gestão do relacionamento da cadeia de suprimentos pode alavancar retornos financeiros e não ser eficiente com os relacionamentos da gestão da cadeia o que poderá ser desastroso para o negócio.

Referências

Cervo, A.L., Bervian, P. A. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Pearson, 2002.

Ferrel, O. C. Estratégia de Marketing. São Paulo: Thomson, 2005.

Filho, E. H. Balanced Score Card e a Gestão Estratégica: uma Abordagem Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

Guarnieri, Patrícia. Estudo de Caso de um Condomínio Industrial na Indústria Automobilística; Caso GM Gravatai. ABEPRO. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina: 2009. Disponível em: < producaoonline.org.br/rpo/article/download/199/312> 17/06/2012.

Henderson, B.; et all. Estratégia A Busca pela Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Hooley, Graham. Estratégia de Marketing e Posicionamento. São Paulo: Pearson, 2011.

Lambert, D. M.; Cooper, M. C. Issues in Supply Chain Management. Industrial Marketing Management, v. 29, n 2,, p. 65 – 98, 2000.

Ohmae, K. Estratégia: A Busca da Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Porter, M. E. Competitive Advantage. Nova York: The Free Press, 1985

Porter, M. E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

Taylor, D. A. Logística na Cadeia de Suprimentos: Uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Pearson, 2005.

Publicado
23/12/2014
Seção
Produção