FATORES ESTRATÉGICOS LIGADOS A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Resumen
A gestão estratégica organizacional é colocada em destaque, pois competir com concorrentes diretos e indiretos a torna dependente de estratégias competitivas bem definidas e claras com os envolvidos no processo. O Objetivo Geral deste artigo é fazer uma análise dos fatores estratégicos ligados a gestão da cadeia de suprimentos que trará grandes benefÃcios de reflexões nas futuras estratégias competitivas dada sua importância e complexidade dos envolvidos nesta visão sistêmica. O Objetivo especÃfico é procurar descobrir se está acontecendo um entendimento na gerência de relacionamento da cadeia. A revisão da literatura enfatizou a estratégia competitiva, a Gestão da Cadeia de suprimentos e a busca da vantagem competitiva. O método de pesquisa foi totalmente bibliográfica. Os resultados e discussões foram com empresas de grande porte como Nike, Kmart, Cisco, GM/RS e deixou bem claro os reflexos financeiros atrelados a gestão da cadeia de suprimentos. A conclusão deste artigo é que uma boa estratégia na gestão do relacionamento da cadeia de suprimentos pode alavancar retornos financeiros e não ser eficiente com os relacionamentos da gestão da cadeia o que poderá ser desastroso para o negócio.Citas
Cervo, A.L., Bervian, P. A. Metodologia CientÃfica. 5.ed. São Paulo: Pearson, 2002.
Ferrel, O. C. Estratégia de Marketing. São Paulo: Thomson, 2005.
Filho, E. H. Balanced Score Card e a Gestão Estratégica: uma Abordagem Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
Guarnieri, PatrÃcia. Estudo de Caso de um CondomÃnio Industrial na Indústria AutomobilÃstica; Caso GM Gravatai. ABEPRO. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina: 2009. DisponÃvel em: < producaoonline.org.br/rpo/article/download/199/312> 17/06/2012.
Henderson, B.; et all. Estratégia A Busca pela Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Hooley, Graham. Estratégia de Marketing e Posicionamento. São Paulo: Pearson, 2011.
Lambert, D. M.; Cooper, M. C. Issues in Supply Chain Management. Industrial Marketing Management, v. 29, n 2,, p. 65 – 98, 2000.
Ohmae, K. Estratégia: A Busca da Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Porter, M. E. Competitive Advantage. Nova York: The Free Press, 1985
Porter, M. E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
Taylor, D. A. LogÃstica na Cadeia de Suprimentos: Uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Pearson, 2005.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).