Conceitos científicos e espontâneos no ato de ensinar: vygotsky e “peer instruction”

  • Regina Elaine Santos Cabette UNISAL (Lorena)
Palavras-chave: Conceitos científicos, Vygotsky, ensino-aprendizagem, “Peer Instruction”

Resumo

Neste artigo é realizada uma discussão sobre a teoria de ensino-aprendizagem sob o ponto de vista de Vygotsky. Segundo Vygotsky o processo de ensino-aprendizagem está intimamente ligado à forma como este se desenvolve e como será apreendido e utilizado pelo alunoem geral. Suaideia principal é firmada na teoria histórico-cultural do psiquismo, na qual a interação do ser humano com seu ambiente social surge para explicar o desenvolvimento do psiquismo relacionado às funções mentais e a atividade humana. Com base nestes pressupostos, este trabalho toma a forma desejada enfatizando a importância do professor e do ambiente em sala de aula como evidência da interação sócio-cultural entre professor e aluno. E ainda baseado na teoria e na vivência acadêmica a proposta é questionar e propor ideias para o aperfeiçoamento e crescimento do ensino superior na área de exatas.

Diante do cenário atual da educação, há a expectativa que a teoria e metodologias ativas auxiliem o processo de ensino-aprendizagem e principalmente o desenvolvimento racional e mental destes alunos.

Biografia do Autor

Regina Elaine Santos Cabette, UNISAL (Lorena)
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006), pós-doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e pós-doutorado em Computação e Matemática Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). É Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena. Atua como pesquisadora colaboradora do projeto temático da FAPESP - Dinâmica de Satélites Artificiais, no item ATITUDE e ESTABILIDADE DE SATÉLITES. Participa como revisora dos periódicos: Acta Astronautica e Mathematical Problems in Engineering. Participa como revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. É pesquisadora colaboradora pela Pós- Graduação em Física (Dinâmica Orbital e Planetologia) da UNESP - Campus de Guaratinguetá.

Referências

GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Crisitna de Castro. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da Teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 10, nº 2, p. 227-254, 2005.

CROUCH, Catherine H.; MAZUR, Eric. Peer Instruction: Ten years of experience and results. AM. J. Phys., vol.69, nº 9, p. 970-977, 2001.

LUCCI, Marcos Antonio. A proposta de Vygotsky: a psicologia sócio-histórica, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, vol.10, nº 2, p. 1–11, 2006.

PORTER, Leo; LEE, Cynthia Bailey; SIMON, Beth; ZINGARO, Daniel. Peer Instruction: Do Students Really Learn from Peer Discussion in Computing?. In: ICER 11., 2011, Providence, Rhode Island, USA. 8-9, ago. 2011.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, vol. 35, n. 126, p. 689-698, 2005.

Publicado
30/08/2015
Seção
Educação em Gestão e Tecnologia