Conceitos cientÃficos e espontâneos no ato de ensinar: vygotsky e “peer instructionâ€
Resumo
Neste artigo é realizada uma discussão sobre a teoria de ensino-aprendizagem sob o ponto de vista de Vygotsky. Segundo Vygotsky o processo de ensino-aprendizagem está intimamente ligado à forma como este se desenvolve e como será apreendido e utilizado pelo alunoem geral. Suaideia principal é firmada na teoria histórico-cultural do psiquismo, na qual a interação do ser humano com seu ambiente social surge para explicar o desenvolvimento do psiquismo relacionado às funções mentais e a atividade humana. Com base nestes pressupostos, este trabalho toma a forma desejada enfatizando a importância do professor e do ambiente em sala de aula como evidência da interação sócio-cultural entre professor e aluno. E ainda baseado na teoria e na vivência acadêmica a proposta é questionar e propor ideias para o aperfeiçoamento e crescimento do ensino superior na área de exatas.
Diante do cenário atual da educação, há a expectativa que a teoria e metodologias ativas auxiliem o processo de ensino-aprendizagem e principalmente o desenvolvimento racional e mental destes alunos.Referências
GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Crisitna de Castro. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da Teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 10, nº 2, p. 227-254, 2005.
CROUCH, Catherine H.; MAZUR, Eric. Peer Instruction: Ten years of experience and results. AM. J. Phys., vol.69, nº 9, p. 970-977, 2001.
LUCCI, Marcos Antonio. A proposta de Vygotsky: a psicologia sócio-histórica, Revista de CurrÃculum y Formación del Profesorado, vol.10, nº 2, p. 1–11, 2006.
PORTER, Leo; LEE, Cynthia Bailey; SIMON, Beth; ZINGARO, Daniel. Peer Instruction: Do Students Really Learn from Peer Discussion in Computing?. In: ICER 11., 2011, Providence, Rhode Island, USA. 8-9, ago. 2011.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, vol. 35, n. 126, p. 689-698, 2005.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).