TIPOS DE LINHAS DE CRÉDITO RURAL DISPONÃVEIS AOS PEQUENOS AGRICULTORES DA CIDADE DE JABOTICABAL/SP
Abstract
O presente artigo teve como objetivo discutir no campo do agronegócio brasileiro a dificuldade encontrada por pequenos agricultores na aquisição de créditos em instituições financeiras da cidade de Jaboticabal. Espera-se contribuir para a divulgação de alternativas de créditos concedidas por algumas instituições financeiras, tanto privadas como públicas, visando o auxÃlio e o sucesso no agronegócio em que estes pequenos agricultores estão inseridos, pois sabe-se que o agronegócio é uma das áreas que mais crescem no mercado brasileiro, responsável por girar nossa economia. Nesse sentido, apresentaram-se algumas informações e levantamento bibliográfico sobre o processo de gestão do agronegócio brasileiro, o Setor Bancário Brasileiro e as suas Instituições Financeiras, finalizando com uma abordagem sobre o Crédito Rural Brasileiro.
References
BANCO CENTRAL DO BRASIL (Bacen). Boletim do Banco Central do Brasil. DisponÃvel em: www.bcb.gov.br. Acessado em: outubro de 2009.
BATALHA, Mario Otavio. Gestão do Agronegócio: textos relacionados / coordenado por Mário Otávio Batalha. – São Carlos : EdUFSCAR, 2005. 465p.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia CientÃfica, 5ª Edição – Amado Luiz Cervo, Pedro Alcino Bervian, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
COELHO, C. N. 70 anos de polÃtica agrÃcola no Brasil. BrasÃlia, 2001.
FAVERET FILHO, P. Evolução do crédito rural e tributação sobre alimentos na década de 1990: implicações sobre as cadeias de aves, suÃnos e leite. BNDES Setorial,
Rio de Janeiro, n. 16, setembro de 2002, p. 31-56.
FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: produtos e serviços / Eduardo Fortuna. 15ª edição – Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. 656 p.
GASQUES, J. G.; CONCEIÇÃO, J. Financiamento da agricultura: experiências e propostas.
In: Transformações da agricultura e polÃticas públicas. BrasÃlia: Ipea, 2001.
GASQUES, J. G. & CONCEIÇÃO, J. C. (orgs) et alli. Transformação da Agricultura e PolÃticas Públicas. BrasÃlia: IPEA, p. 110-153; 248-295, 2001.
MENDES, Glauco Henrique de Sousa. O processo de desenvolvimento de novos serviços: o caso do setor bancário brasileiro / Glauco Henrique de Sousa Mendes. –Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 1999. 168p.
PEREIRA, Lutero de Paiva. Crédito Rural: Limites da Legalidade. Curitiba: Juruá, 1992.
PÃNTO, Luis Carlos Guedes Crédito rural no Brasil: presente e futuro. REUNIÃO CONSELHO DOS AGRONEGÓCIOS. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP. 03 de novembro de 2008. 32 transparências.
SANTIAGO, M. M. D.; SILVA, V. A polÃtica de crédito rural brasileira e o endividamento
do setor agrÃcola: antecedentes e desdobramentos recentes. Agricultura em São Paulo, v. 46, n. 2, p. 47-69, 1999.
SANTOS, Márcia Walquiria Batista dos. e João Eduardo Lopes Queiroz (Coord.). Direito do Agronegócio. Belo Horizonte: Fórum, 2005.
VILLA VERDE, C. M. O Crédito rural e a capacidade de pagamento do setor agrÃcola.
In: GASQUES, J. G.; CONCEIÇÃO, J. C. (orgs.) Transformações da agricultura e polÃtica pública. Ipea, BrasÃlia, 2001.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).