CORRELAÇÃO DAS PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS DA ÃGUA E SIMULAÇÃO DE CICLOS DE POTÊNCIA A VAPOR - RANKINE
Resumen
Os fluidos são usados nas indústrias e usinas para diversas finalidades, principalmente na geração de trabalho (que depois é convertida em energia elétrica). Para tal, as propriedades termodinâmicas do fluido, tais como entalpia, entropia e volume especÃfico, devem ser conhecidas, bem como os parâmetros termodinâmicos dos ciclos de potência (calor requerido, trabalho gerado, eficiência do ciclo), visando o projeto dos equipamentos. Dessa forma, este artigo visa o uso de sub-rotinas computacionais implementadas no sofware MatLab para correlacionar as propriedades termodinâmicas da água sob diferentes condições de temperatura e pressão, que são utilizadas na simulação de diversos tipos de ciclos de potência a vapor de Rankine que utilizam água como fluido de trabalho. Assim o programa prediz os valores de calor requerido no processo e trabalho gerado. O programa mostrou bons resultados, com erros relativos por volta de 1% nas condições termodinâmicas mais usuais de trabalho.
Citas
Computer-Aided Thermodynamic Tables (CATT), v. 3.John Wiley & Sons, Inc., 1996.
GRANET, I. Termodinâmica e Energia Térmica; 4ª edição; Editora Prentice-Hall; Rio de Janeira, RJ, 1990.
Link1. http://www.engr.siu.edu/staff1/weston/thermo/Rankine/RankineCycles.html; acessado em 27 de maio de 2015.
MICHELSEN, M.L.; MOLLERUP, J.M. Thermodynamic Models: Fundamentals & Computational Aspects. Tie Line Publications, 2da Ed., Dinamarca, 2007.
MILTON, G.H..Problemas Resueltos: Examenes - Uni y Otros; Ediciones Habich. Lima, Peru; 1986.
PROPVAP.J. Llagostera, Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP, v. 3.03, 1998.
WALAS, S.M. Chemical Process Equipment – Selection and Design. Butterworth-Heinemann Series In Chemical Engineering, Newton, MA, EUA, 1990.
ÇENGEL, Y.A.; BOLES, M.A. Termodinâmica. Porto Alegre: Editora Mc Graw Hill, 2013.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).