Estudo da viabilidade do uso da celulignina como combustível de propulsores híbridos

  • Jefferson Luiz Nogueira UNISAL - Lorena

Resumen

O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade do uso de uma substância nova denominada “combustível celulignina catalíticaâ€, como um dos componentes propulsivos de um sistema híbrido sólido-líquido ou sólido-gás. Devem ser estudadas as propriedades mecânicas do grão-propelente confeccionado bem como as propriedades químicas de um oxidante que forme um par hipergólico com a celulignina, com a esperança de resultados satisfatórios podendo tornar-se o maior avanço tecnológico em um programa espacial. Outros trabalhos, tais como nas áreas de geração de energia e da industria de conformação, podem ser desenvolvidos a partir dos resultados obtidos.

Citas

Pinatti, D.G., “Alta tecnologia na reciclagem do lixoâ€, Jornal Guaypacaré, Lorena/SP, ed semanal, 10 de Maio de 2000.

Programa BEM (Biomassa, Energia e Materiais). Publicação RM (Materiais Refratários Ltda), Lorena/SP, Março, 2000.

Macedo, I.C., “Estado da arte e tendências tecnológicas para energiaâ€, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Secretaria Técnica do Fundo Setorial de Energia, Agosto/2002.

Oliveira, L.B.,â€Potencial de aproveitamento energético de lixo e de biodiesel de insumos residuais no Brasilâ€, Tese defendida no programa de pós-graduação da Universidade Federal do rio de Janeiro, rio de Janeiro/RJ, Setembro, 2004.

Romero, T.,â€Lançamentos mais freqüentesâ€â€™, Notícias – Agencia FAPESP, São Paulo/SP, Setembro, 2006.

Projeto UniEspaço, 2o Encontro de Gerentes, São José dos Campos/SP, Dezembro, 2001

Barrère, M., “Rocket Propulsionâ€, Elsevier Publishing Company, Nederlandse Boekdruk inrichting N.V. Amsterdam, Netherland, 1960

Hamilton, C.J., Uma Breve História dos Foguetes, Vistas do Sistema Solar, http://www.solarviews.com/portug/rocket.htm, KSC/NASA, 1997-1999.

Salvador, C. A. V., “Investigação experimental de um propulsor hibrido para satélites e veículos espaciais usando parafina e N2O4 como propelentesâ€, Tese de Doutorado do Curso de Pos-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais/Combustão e Propulsão, orientada pelos Drs. Demetrio Bastos Netto e Fernando de Souza Costa, aprovada em 25 de marco de 2009.

Publicado
30/08/2015
Sección
Tecnologia e Ciência