O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos com textos e documentos necessários para a avaliação deverão ser submetidos apenas online, conforme instruções em “Procedimentos para submissões online”.
  • Durante o processo de avaliação os manuscritos serão verificados pelo iThenticate/Crosscheck, sistema informatizado que analisa a originalidade dos textos.
  • Devem ser enviados dois arquivos:
    um arquivo apenas com a identificação dos autores e contato;

    outro apenas com o trabalho, sem identificação dos autores.
  • Os trabalhos encaminhados à Revista Jornada Científica devem conter até 60000 caracteres, ou o número de páginas sugerido para as diferentes seções da revista, assim editados: a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm; e, se for o caso, subtítulo, indicando o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;identificação do autor ou autores, que devem ser enviada em arquivo à parte para assegurar o anonimato, acompanhado do título do trabalho, o nome completo do(s) proponente(s) do texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), e-mail, bem como telefone e endereço para contato dos editores. Os dados referentes à titulação acadêmica, função e origem, e e-mail serão publicados nas referências dos trabalhos aceitos;a primeira página do trabalho deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo, 1300 caracteres com espaço), abstract (em inglês) e resumen (espanhol), e entre três e seis palvras-chave (descritores), extraídos do Thesaurus Brasileiro de Educação, disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1 e o mesmo número de keywords e palavras-chave.
    O(s) nome(s) do(s) autor(es) e da instituição não devem aparecer nesta primeira página; os textos devem ser apresentados em formato "word" (versão 6.0 ou posterior), alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5; eventuais ilustrações e tabelas com respectivas legendas deverão ser apresentadas em arquivos separados, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas. A colocação de notas de rodapé devem se restringir ao necessário para eventuais esclarecimentos do texto.
  • Orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal". Esse se encontra disponível em http://unisal.br/wp-content/uploads/2016/04/GUIA_2016.pdf seguindo-se, abaixo, um resumo dessas.
    Citação direta
    Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Neste caso, devem-se citar as páginas e volumes da fonte consultada. Exemplos:
    a) Citações diretas no texto, de até três linhas, devem aparecer entre aspas duplas. As aspas simples servem para indicar citação no interior da citação.
    “O ser humano é um ser criativo, pensa alternativas.” (BOFF, 2000, p. 38).
    b) Citações diretas no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. Neste caso, utiliza-se o espaço simples.

    Citação indireta
    Texto baseado em obra de outros autores. Neste caso não se faz necessário o uso das aspas duplas e a indicação da página consultada é opcional.
    Exemplo:
    A experiência de Deus acontece de maneira inesperada, individual e única. Independente da classe social que o indivíduo está presente. (BOFF, 2000).

    Citação de um texto do qual não se teve acesso ao original.
    Utiliza-se a expressão latina “apud” (citado por, conforme, segundo).
    Exemplo:
    Tomás de Aquino (1985 apud PADOVESE, 1999, p. 12) fala sobre o mistério da Trindade e de sua importância para a teologia.

    As expressões Id., Ibid., op. cit. e cf. só podem ser utilizadas na mesma página ou folha da citação a que se referem; somente a expressão Apud pode ser utilizada no corpo do texto.
    As referências devem usar o recurso do itálico para destacar o título, que deve ser uniforme em todas as referências do trabalho. Para as obras clássicas recomenda-se indicar o nome do tradutor.

    Livros/monografias
    Exemplos:
    a) Um autor
    BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade: a emergência de um novo paradigma. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.
    b) Dois a três autores
    GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. Matemática fundamental: uma nova abordagem. São Paulo: FTD, 2002.
    c) Mais de três autores COLL, César et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.
    d) Organizador, coordenador, prefaciador etc. CASCONI, Francisco Antonio (Org.); AMORIM, José Roberto Neves (Coord.); AMORIM, Sebastião (Pref.). Locações: aspectos relevantes, aplicação do novo Código Civil. São Paulo: Método, 2004.
    e) Autoria de entidades, associações etc. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e água: manual CF 2004. São Paulo: Salesiana, 2003. 379 p.
    SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Debatendo a poluição do ar: respira São Paulo. São Paulo, 1997. 27 p.
  • Capítulo de livro
    SILVA, Lourdes. Questões essenciais de marketing. In: CUSTÓDIO, Samuel (Org.). Marketing: manual prático. São Paulo: Zumbi, 1987. p. 37-59.
    Quando o autor do capítulo for o mesmo da obra principal, seu nome é substituído por um traço (equivalente a 6 espaços) e ponto, após o “In”.
    CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Análise ambiental. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti. In:______. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2003. cap. 2, p. 24-53.

    Dissertações, Teses, TCCs
    Os elementos essenciais são: autor, título, subtítulo, ano, número de folhas, categoria (grau e área) – unidade da Instituição, Instituição, cidade e ano.
    LELO, Antônio Francisco. La inculturación en Brasil del ritual de iniciación cristiana de adultos. 1994. 174 f. Dissertação (Mestrado em Liturgia) – Facultad de Teologia, Universidad Pontificia de Salamanca, Salamanca, 1994.

    Publicações Periódicas
    Artigos em jornais
    NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

    Artigos em jornais em meio eletrônico
    KELLY, R. Electronic publishing aat APS: its just online journalism. APS News online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2000.

    Artigos em revistas
    GAZIAUX, Eric. A violência: percurso de ética fundamental. Revista de cultura teológica, São Paulo, v. 12, n. 46, p. 9-34, jan./mar. 2004.

    Artigos em revistas em meio eletrônico
    PETROIANU, Andy. Critérios quantitativos para analisar o valor da publicação de artigos científicos. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 49, n. 2. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2003.

    Legislação
    Os elementos para a referência: local de jurisdição (país, estado, cidade, ou cabeçalho da entidade, caso sejam normas), título (especificação da legislação, número e data), ementa e indicação da publicação oficial.

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • REFERÊNCIAS

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa- Aptresentação. Rio de Janeiro, 2002.

    ______. NBR6023: Informação e documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.

    ______. NBR 6024: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003a.

    ______. NBR 6027: Informação e documentação – Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003b.

    ______. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.

    ______. NBR 10719: Apresentação de relatórios técnicos científicos. Rio de Janeiro, 1989.

    ______. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2005.

    COSTA, Marcos Roberto Nunes. Manual para elaboração e apresentação de trabalhos Acadêmicos. 2. ed. Recife: Instituto Salesiano de Filosofia, 2003. 112 p.

    FALDINI, Giacomina (Org.). Manual de catalogação: exemplos ilustrativos da AACR2. São Paulo: Nobel: EDUSP, 1987.

    SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
  • Diretrizes para Autores
    O QUE PODE SER SUBMETIDO
    De acordo com nossa política de seções serão aceitos trabalhos nas categorias abaixo discriminadas entendendo-se por:
    DOSSIÊ: uma coletânea de artigos sobre determinado tema.
    ARTIGOS: trabalhos resultantes de investigação científica, originais, de cunho conceitual ou empírico, com emprego de procedimentos metodológicos que assegurem a confiabilidade e a validade dos dados. Sugere-se um máximo de 20 páginas.
    RELATO DE EXPERIÊNCIA:refere-se aos trabalhos resultantes de investigações e reflexões sobre aspectos significantes, diversificados e de interesse ao campo da Educação, de acordo com nossa linha editorial. Sugere-se um máximo de 15 páginas.
    TRADUÇÕES: de trabalhos científicos, já publicados ou não em qualquer idioma, que sejam relevantes para o campo da Educação, favorecendo o acesso do leitor a novas perspectivas de compreensão dos temas tratados. Exige-se uma declaração de que o autor do trabalho original está ciente da tradução e concorda com sua publicação, inclusive cedendo os direitos autorais, que porventura haja.
    CONFERÊNCIAS/ENTREVISTAS: Transcrições de conferências proferidas em eventos científicos, ou de entrevistas concedidas a título diverso, e que se mostrem relevantes no âmbito das áreas de nossa linha editorial. Exige-se uma declaração de que o autor do trabalho original está ciente da transcrição e concorda com sua publicação, inclusive cedendo os direitos autorais, que porventura haja.
    RESENHA CRÍTICA: descrição e análise de obra recente (livro), sugerindo-se um limite de 2 anos da data da publicação, guardando-se a imparcialidade e objetividade em relação à obra analisada.
  • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

    1 - Os originais, em espanhol ou em português, serão avaliados por pareceristas ad hoc, de forma a garantir o anonimato de todos os envolvidos, os pareceres serão apreciados pelo editor responsável e conselho consultivo, quando se fizer necessário, e comunicado ao(s) autor(es). São admitidos trabalhos em co-autoria, exceto para a seção “Resenha”. Nenhum encargo será cobrado aos autores, nem pelos procedimentos editoriais, nem pela submissão dos trabalhos.

    2 - Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes critérios:
    a) fundamentação teórica e conceitual;
    b) relevância, originalidade, pertinência e atualidade do assunto;
    c) consistência metodológica e adequação à linha editorial;
    d) formulação em linguagem correta, clara e concisa;
    e) adequação do título, resumo e palavras-chave, e às normas da ABNT.

    3 – A avaliação realizada pelos pareceristas apontará se o trabalho foi:
    a) aceito sem restrições;
    b) aceito com propostas de alteração;
    c) rejeitado, nesse caso, sendo devolvido ao autor/autores.

    4 - Os revisores deverão incluir em seus pareceres sugestões cabíveis visando à melhoria de conteúdo e forma. A “aceitação com propostas de alteração” implicará em que o autor se responsabilize pelas reformulações, as quais serão novamente submetidas aos pareceristas. Para publicação, os trabalhos deverão ter a aprovação de dois (2) pareceristas, e de um terceiro, em caso de controvérsia. Quaisquer outros casos serão dirimidos pelo Conselho Consultivo/Comissão Editorial.

    5 - Havendo necessidade, serão feitas a critério do editor, pequenas modificações de modo a obter-se a formatação homogênea dos textos, sem profundas alteração de conteúdo, a critério dos editores, na revisão final.

    6 - Quando do envio do trabalho o autor deverá encaminhar à revista as seguintes declarações, conforme modelo abaixo:
    a) termo de aceitação das normas da Revista, declarando ser o trabalho original, não ter sido apresentado, na íntegra, em nenhum outro veículo de informação nacional ou internacional;
    b) autorização ou declaração de direitos cedidos por terceiros, caso reproduza figuras, tabelas ou textos com mais de 200 vocábulos;
    c) declaração de que os procedimentos éticos foram seguidos

    7 - Os colaboradores só poderão publicar um trabalho: artigo, resenha, tradução, etc. em um mesmo número da Revista.

    8 - O Conselho Editorial, o Conselho Consultivo e a equipe editorial reservam-se o direito de vetar a publicação de matérias que não estejam de acordo com os objetivos ou princípios da Revista.

    09 - Considera-se responsável pelo trabalho publicado o autor que o assinou e não a Revista e seu Conselho Editorial e Consultivo.

    10 – As submissões são feitas exclusivamente online, pela plataforma open journal system, cujo link é http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php?journal=educacao, em processo de demanda contínua.

    11. Os prazos para a avaliação dos trabalhos variam entre 30 e 90 dias.

    12. Todos os manuscritos, que após passarem por triagem inicial, forem considerados adequados à linha editorial e políticas do periódico, serão analisados pelo iThenticate/crosscheck para verificação da originalidade.
  • Declaração de Direito Autoral

    Aviso de Direito Autoral Creative Commons
    ESSE PERIÓDICO ADOTA UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS CC-BY-NC.
    Política para Periódicos de Acesso Livre
    TERMO DE AUTORIZAÇÃO E DE RESPONSABILIDADE

    O autor/os autores do artigo/trabalho_______________________, abaixo assinados, e com base no disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, autorizo/autorizamos a publicação em meio impresso, digital ou eletrônico, bem como em quaisquer outras bibliotecas digitais, sem qualquer tipo de ônus, atestando sua originalidade e exclusividade. Atesta-se também que o referido artigo seguiu procedimentos éticos na sua elaboração, e que a responsabilidade pelos dados e conteúdo é de responsabilidade do autor/autores.

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.