Utilização do Lean Thinking como ferramenta para o diagnóstico de perdas na indústria hoteleira: um estudo de caso

  • Karine Borges de Oliveira Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena
  • Eduardo Ferro dos Santos Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (EEL/USP)
  • Eduardo Ferro dos Santos Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (EEL/USP)
  • Lucio Garcia Veraldo Junior Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Lucio Garcia Veraldo Junior Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Resumo

O setor hoteleiro tem apresentado um rápido crescimento na economia mundial, o que tem causado um movimento na busca de maior competitividade e qualidade nos serviços. O objetivo atual de qualquer administração hoteleira é alcançar um padrão de qualidade que o mercado exige, buscando a satisfação do cliente e que o coloque competitivo perante o mercado. Nesse sentido, a gestão dos seus processos passa a ser uma prioridade na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo setor. O estudo apresenta a aplicação dos conceitos de Lean Thinking em serviços hoteleiros. Apresenta uma revisão bibliográfica do tema, indo ao estudo de caso em um hotel para aplicação dos conceitos propostos, visando o aprimoramento da gestão dos processos do mesmo. O presente trabalho utilizará de um estudo Teórico-Empírico, através do levantamento bibliográfico sobre a gestão da qualidade em serviços hoteleiros e do Lean thinking, seguido à aplicação de um estudo de caso em um hotel. Através desta metodologia, foi analisada a importância da hospitalidade na hotelaria, da mão de obra qualificada, da motivação do funcionário, da gestão de qualidade e do Lean Thinking. Como resultado, desenvolve-se uma discussão pautada em resultados práticos e nas dificuldades encontradas sob o ponto de vista dos conceitos de qualidade e otimização de processos, valorizando também a variável social do sistema em estudo. São apresentadas as etapas de aplicação, como o mapeamento do fluxo de valor do processo e oportunidades de melhoria. Com a aplicação dos conceitos pode-se constatar que é possível mapear e aprimorar um processo, cujo foco, é a prestação de serviços. Por fim, conclui-se que os conceitos do Lean Thinking apresentaram-se como promissores para a aplicação no caso analisado e é potencialmente extensível a implantação, tendo em conta as devidas adaptações contextuais relativas à organização.

Biografia do Autor

Karine Borges de Oliveira, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Eduardo Ferro dos Santos, Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (EEL/USP)
 Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (EEL/USP)
Eduardo Ferro dos Santos, Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (EEL/USP)
 Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (EEL/USP)
Lucio Garcia Veraldo Junior, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Lucio Garcia Veraldo Junior, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

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Publicado
01/09/2015