Utilização do Lean Thinking como ferramenta para o diagnóstico de perdas na indústria hoteleira: um estudo de caso
Resumo
O setor hoteleiro tem apresentado um rápido crescimento na economia mundial, o que tem causado um movimento na busca de maior competitividade e qualidade nos serviços. O objetivo atual de qualquer administração hoteleira é alcançar um padrão de qualidade que o mercado exige, buscando a satisfação do cliente e que o coloque competitivo perante o mercado. Nesse sentido, a gestão dos seus processos passa a ser uma prioridade na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo setor. O estudo apresenta a aplicação dos conceitos de Lean Thinking em serviços hoteleiros. Apresenta uma revisão bibliográfica do tema, indo ao estudo de caso em um hotel para aplicação dos conceitos propostos, visando o aprimoramento da gestão dos processos do mesmo. O presente trabalho utilizará de um estudo Teórico-EmpÃrico, através do levantamento bibliográfico sobre a gestão da qualidade em serviços hoteleiros e do Lean thinking, seguido à aplicação de um estudo de caso em um hotel. Através desta metodologia, foi analisada a importância da hospitalidade na hotelaria, da mão de obra qualificada, da motivação do funcionário, da gestão de qualidade e do Lean Thinking. Como resultado, desenvolve-se uma discussão pautada em resultados práticos e nas dificuldades encontradas sob o ponto de vista dos conceitos de qualidade e otimização de processos, valorizando também a variável social do sistema em estudo. São apresentadas as etapas de aplicação, como o mapeamento do fluxo de valor do processo e oportunidades de melhoria. Com a aplicação dos conceitos pode-se constatar que é possÃvel mapear e aprimorar um processo, cujo foco, é a prestação de serviços. Por fim, conclui-se que os conceitos do Lean Thinking apresentaram-se como promissores para a aplicação no caso analisado e é potencialmente extensÃvel a implantação, tendo em conta as devidas adaptações contextuais relativas à organização.
Referências
ARNHEITER, E.; MALEYEFF, J. The integration of lean management and six sigma. Total Quality Management, v.17, n.1, p.5-18, 2005.
CARVALHO, Nelson VirgÃlio. Turismo e Hotelaria Desenvolvendo a Economia. São Paulo: Atlas, 2000.
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 1999.
FUJIMOTO, T. The evolution of a manufacturing system at Toyota. New York: Oxford University Press, 1999.
JUNIOR, F.C.B.; MENDES, L.E.F. Gestão da qualidade na prestação de serviços hoteleiros: Um estudo de caso no Deville Maringá- Paraná- Faculdade estadual de ciências e letras de Campo Mourão. Campo Mourão, 2009.
LEAL, F. Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional. Itajubá, MG, 2003. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá.
MARTINS, C.F.; DOEMER, V.; PETRI, D.X.K.; JUNIOR, A.A.A. Implantação do Lean Office: uma aplicação de caso no SENAI- Santa Catarina. VIII Congresso nacional de excelência em gestão. 2012.
MIGUEL, P. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão e Operações. 1ed. Campus, 2010.
OHNO, T. Toyota Production System: beyond large-scale production. Cambridge, MA: Productivity Press, 1988.
ROMÃO, K.Y.A. Sistema de gestão da qualidade na hotelaria: um estudo comparativo da ISO 9000 com os modelos de classificação no Brasil. Tese de mestrado- Universidade Federal do Rio grande do Norte, 1995.
SANTOS, E. F.; LIMA, C. A. C.. DMAICR in an ergonomic risks analysis. Work (Reading, MA), v. 41, p. 1632-1638, 2012.
SHINGO, S. A Study of the Toyota Production System from an Industrial Engineering Viewpoint. [S.l.]: Productivity Press, 1981.
THEOBALDO, William F. Turismo Global. São Paulo, SENAC, 2001.
TOUSSAINT J; GERARD R. A. Uma Transformação na Saúde: Como Reduzir Custos e Oferecer um Atendimento Inovador. Porto Alegre: Bookman; 2012.
WALKER, John R. Introdução à Hospitalidade. 2ª Edição. Editora Manole: Barueri – SP, 2002.
WOMACK, J.P.; JONES, D.T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
WOMACK, J.P.; JONES, D.T. Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation. New York: Free Press, 1996.
A revista Jornada Científica se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com visitas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedades da revista Jornada Científica, ficando sua reimpressão total e parcial, sujeita à autorização expressa da direção do IBICT. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade