Cadê a Água? Construção do conceito de Bacia Hidrográfica, por meio de experimentos, por licenciandos do curso de Pedagogia.

  • Euni Vieira Silva Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena
  • Irani Cristina Silvério Tirelli Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar uma situação de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao tema “bacia hidrográfica†com treze licenciandos do curso de Pedagogia, do ensino noturno, futuros professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental- ciclo I. As atividades foram desenvolvidas em uma escola de ensino superior privada do município de Lorena/SP e privilegiaram uma   metodologia ativa de ensino, envolvendo a problematização, a manipulação de materiais, o uso de tecnologias e a interação entre alunos.  Os resultados refletem a necessidade e a importância de promover a formação de professores da Educação Básica, a partir da construção de conceitos, numa perspectiva ativa, que favoreça a transposição didática para o ensino de crianças.

Referências

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Publicado
23/09/2015