Cadê a Ãgua? Construção do conceito de Bacia Hidrográfica, por meio de experimentos, por licenciandos do curso de Pedagogia.
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar uma situação de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao tema “bacia hidrográfica†com treze licenciandos do curso de Pedagogia, do ensino noturno, futuros professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental- ciclo I. As atividades foram desenvolvidas em uma escola de ensino superior privada do municÃpio de Lorena/SP e privilegiaram uma   metodologia ativa de ensino, envolvendo a problematização, a manipulação de materiais, o uso de tecnologias e a interação entre alunos.  Os resultados refletem a necessidade e a importância de promover a formação de professores da Educação Básica, a partir da construção de conceitos, numa perspectiva ativa, que favoreça a transposição didática para o ensino de crianças.Referências
BARBOSA, Leila Cristina Aoyama e PIRES, Dario Xavier. O Uso da Fotografia como Recurso Didático para a Educação Ambiental: Uma Experiência em busca da Educação Problematizadora. Revista Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 69-84, 2011. DisponÃvel em: file:///C:/Users/Euni/AppData/Local/Temp/Rar$DIa0.332/Uso%20da%20fotografia-%20ambiental-%20Freire.pdf. Acesso em: 09/10/2014.
INSTITUTO OIKOS DE AGROECOLOGIA. Vôo Panorâmico sobre a Microbacia Hidrográfica do ribeirão dos Macacos. 2006.
LONGHINI, Marcos Daniel; NUNES, Maria Betânia Tenório; GRILLO, Gabriella Alves. Flutuação dos corpos: elementos para a discussão sobre sua aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de FÃsica, v. 33, n. 3, p. 3401-1 - 3401- 8, 2011.
LUCATTO, L.G.; TALAMONI, J.L.B. A Construção Coletiva Interdisciplinar no Ensino Médio: A Microbacia Hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como Tema Gerador.
PRYDERI. Ciclo da Ãgua Narrado. 2012. DisponÃvel em: http://www.youtube.com/watch?v=bR1KCnGRXVU. Acesso em: 26/09/2014.
Rios Voadores- animação. Expedição Rios Voadores. Brasil das Ãguas. Safari Air Empreendimentos. BR. Petrobrás. 2009.DisponÃvel em: http://riosvoadores.com.br/k . Acesso em: 26 de setembro de 2014.
TEODORO et al. O Conceito de Bacia Hidrográfica e a Importância da Caracterização Morfométrica para o entendimento da Dinâmica Ambiental Local. Revista Uniara, n.20, 2007, p. 136 e 137. DisponÃvel em: file:///C:/Users/Euni/Documents/MEUS%20DOCUMENTOS/ESTUDO/MESTRADO/USP%202%202014/LEV.%20BIBLIOGR%C3%81FICO/bacia%20hidrogr%C3%A1fica/RevUniara20_11-%20bacia%20hidrogr%C3%A1fica-%2024-09-14.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2014.
TONELLO, Kelly Cristina. Análise Hidroambiental da Bacia Hidrográfica da Cachoeira das Pombas, Guanhães, Mg. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, MG, Brasil, 2005. DisponÃvel em: file:///C:/Users/Euni/Documents/MEUS%20DOCUMENTOS/ESTUDO/MESTRADO/USP%202%202014/LEV.%20BIBLIOGR%C3%81FICO/bacia%20hidrogr%C3%A1fica/tonello,kc-m%20tonello,%202005.pdf. Acesso: 25 de setembro de 2014.
YASSUDA, Eduardo Riomey. Gestão de Recursos HÃdricos: Fundamentos e Aspectos Institucionais. Revista Administração Pública. Rio de Janeiro. 27 (2): 5-18, abr. jun.1993. DisponÃvel em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8663/7394. Acesso em: 28 de abril de 2014.
A revista Jornada Científica se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com visitas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedades da revista Jornada Científica, ficando sua reimpressão total e parcial, sujeita à autorização expressa da direção do IBICT. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade