A Construção do Conceito de Bacia Hidrográfica por Alunos do Ensino Fundamental-Ciclo I: Uma Proposta Interacionista para o Ensino de Ciências
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo de construção do conceito de bacia hidrográfica por alunos do ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de quinze estudantes de faixa etária de nove a dez anos, alunos de uma escola municipal de Lorena, São Paulo. Partiu-se de atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, tendo por base uma metodologia de ensino que privilegiou a problematização, o uso de tecnologias e a interação entre alunos e o ambiente, na perspectiva interacionista de Vigotski (2001) e análise da Zona de Desenvolvimento Proximal de Wertsch (1994). Os primeiros resultados apresentam aspectos sobre a aprendizagem do conceito por crianças da faixa etária em questão.
A revista Jornada Científica se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com visitas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedades da revista Jornada Científica, ficando sua reimpressão total e parcial, sujeita à autorização expressa da direção do IBICT. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade