A Construção do Conceito de Bacia Hidrográfica por Alunos do Ensino Fundamental-Ciclo I: Uma Proposta Interacionista para o Ensino de Ciências

  • Euni Vieira e Silva Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena
  • Isabel C. C. Monteiro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo de construção do conceito de bacia hidrográfica por alunos do ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de quinze estudantes de faixa etária de nove a dez anos, alunos de uma escola municipal de Lorena, São Paulo. Partiu-se de atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, tendo por base uma metodologia de ensino que privilegiou a problematização, o uso de tecnologias e a interação entre alunos e o ambiente, na perspectiva interacionista de Vigotski (2001) e análise da Zona de Desenvolvimento Proximal de Wertsch (1994). Os primeiros resultados apresentam aspectos sobre a aprendizagem do conceito por crianças da faixa etária em questão.

Biografia do Autor

Euni Vieira e Silva, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena
Formado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atua como auxiliar de coordenação dos curso de Filosofia História e membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV).
Publicado
20/10/2016