Aplicação da nanotecnologia aos pavimentos permeáveis: Uma solução tecnológica visando a eficiência econômica e o desenvolvimento sustentável das regiões que sofrem com os alagamentos
Resumo
Os alagamentos a cada dia têm se tornado situações cotidianas de pessoas que vivem em áreas urbanizadas. A falta de um bom planejamento urbano permite o aparecimento desse problema, tendo com uma das principais causas a impermeabilização do solo que impede a infiltração da água da chuva no solo, causando um pico de vazão da água não infiltrada, o que por sua vez gera o escoamento superficial intenso causando os alagamentos. Os meios tradicionais de escoamento artificial são deficientes e ainda não foi concebido um sistema de drenagem viável que suporte um volume de água maior que o nÃvel previsto para uma máxima pluviométrica. Nesse contexto, surgem, como uma possÃvel solução, os pavimentos permeáveis, dispositivos dotados de estrutura permeável que facilitam a infiltração da água no solo, diminuindo a vazão para os sistemas de drenagem. A aplicação deste, porém, é limitada a locais sem grande acesso de pessoas, o que inviabiliza o objetivo de sua principal função que é retardar o tempo de alagamento em grandes centros urbanos. Para isso, esse trabalho pesquisa a aplicação de Nanotubos de Carbono ao concreto poroso buscando aumentar a resistência mecânica do pavimento permeável e viabilizar condições para sua aplicação em escala.
Publicado
20/10/2016
Seção
Artigos
A revista Jornada Científica se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com visitas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedades da revista Jornada Científica, ficando sua reimpressão total e parcial, sujeita à autorização expressa da direção do IBICT. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade