Integração entre Arduino, bluetooh e SO Android para o Ensino da Computação: Um Estudo de Caso
Resumo
A área da tecnologia é fascinante e de fundamental importância para o desenvolvimento de um paÃs, pois todas as atividades do ser humano dependem diretamente da TI. Entretanto, por ser uma área que exige raciocÃnio lógico abstrato é considerada difÃcil. Visando a desmistificar esse tema, este projeto tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino lúdico da computação através da organização e montagem do protótipo de veÃculo totalmente controlado via smartphone. O objeto utilizado para experimento neste projeto é um carro (em miniatura) automatizado e controlado via bluetooth para a sincronização entre o microcontrolador Arduino e bluetooth instalados no carro e um smartphone com SO Android. O ambiente de programação utilizado foi o Appinventor. É importante destacar que a experiência praticada durante o 1º semestre do curso de Ciência da Computação foi enriquecedora, pois possibilitou que os estudantes buscassem o próprio conhecimento, conforme preconiza as modernas metodologias de ensino.
Publicado
20/10/2016
Seção
Artigos
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