A EDUCAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PARTINDO DOS PENSAMENTOS E CONCEITOS DE PAULO FREIRE E DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988

  • Nicolau Cardoso Neto FURB
  • Maralice Cunha Verciano

Resumo

Tomando em consideração a visão da educação e de conscientização a partir dos pensamentos e conceitos de Paulo Freire, esse artigo focaliza a possibilidade de se ver na educação um instrumento que permita ao indivíduo tornar-se cônscio das graves degradações que ele tem promovido ao meio ambiente. Para tanto, o trabalho aqui apresentado, usa como pilares possíveis para alcançar tal objetivo, a visão constitucional do Brasil acerca não só do direito à educação, mas sobretudo, do direito ambiental, e as inovações trazidas especialmente pela Constituição de 1988, que permitiu uma nova leitura sobre o tema em todo o mundo, revolucionando o constitucionalismo de várias partes do planeta, reconhecido como Constituição Verde como conceitua Édis Milaré (2009), inspirando constitucionalistas e Instituições a aprofundarem estudos e pesquisas no que tange ao meio ambiente. Este estudo utilizou o método de comparação e bibliográfico para evidenciar a evolução do tema e comprovar a hipótese de que a educação e a conscientização são veículo para e a realização da proteção ambiental.

Publicado
19/07/2019
Seção
PUBLICAÇÕES