O O ENVELHECIMENTO DAS CIDADES E A POLÍTICA HABITACIONAL PARA A PESSOA IDOSA: CASO DO CONDOMÍNIO CIDADE MADURA EM JOÃO PESSOA

  • Edson Ricardo Saleme Universidade Católica de Santos
  • AGAMENILDES DIAS ARRUDA VIEIRA DANTAS, 8399851648 Unisantos

Resumo

O objetivo do artigo é pesquisar sobre os avanços da legislação nacional no que tange ao direito social a moradia. Aqui serão relatadas as políticas públicas e normas que levaram à concretização do Condomínio Cidade Madura. Para isso se utilizou o método indutivo e a pesquisa bibliográfica, como fórmula metodológica. Também se empregou a documentação por meio indireto. O Condomínio Cidade Madura não só ocorre como uma forma de se dar dignidade a pessoa idosa, a partir de sua colocação em um abrigo que comporta condições para uma vida saudável, mas também viabiliza um projeto com novas vertentes que não ignoraram necessidades sociais e psicológicas do idoso diante de sua condição e limitações. O projeto partiu de experiências de outros estados e geralmente dispõe de consulta a conselhos para a final efetivação do projeto.

Biografia do Autor

Edson Ricardo Saleme, Universidade Católica de Santos
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Curso stricto sensu em Direito da UNISATOS, consultor do IBAMA e autor de diversos livros na área jurícia.
AGAMENILDES DIAS ARRUDA VIEIRA DANTAS, 8399851648, Unisantos

Juíza de Direito do Estado da Paraíba, mestranda em Direito Ambiental na Universidade Católica de Santos. Membro do IBDFAM.

Publicado
19/07/2019
Seção
PUBLICAÇÕES