BIOÉTICA DE PROTEÇÃO E BIODIREITO NACIONAL: QUESTÕES ÉTICAS E POLÍTICAS SOBRE AS DROGAS

ETHICAL AND POLITICAL ISSUES ABOUT THE DRUGS

  • Lino Rampazzo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Marcius Tadeu Maciel Nahur Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

Este texto traz uma discussão a complexa questão das drogas na perspectiva de uma visão interdisciplinar ampliada. Nesse sentido, pressupõe a retomada de uma ética do cuidado, caracterizada por respeito, solicitude e reconhecimento em relação ao outro, usuário e/ou dependente. Ela pode conferir uma base antropológica mais sólida para a chamada bioética de proteção, que busca orientar ações, a partir de problemas pessoais e sociais concretos, detectados em múltiplas dimensões, sejam elas, físicas, psíquicas, sociais, econômicas e culturais nos grupos locais e globais. Essa bioética de proteção, porém, deverá ser aproximada da biopolítica e da necropolítica, enquanto duas ideias fundamentais para discussão sobre a violência das drogas, em toda sua complexidade, porquanto envolve uma realidade conglobante de problemas físicos, psíquicos, sociais e culturais, instalada no seio do Estado Constitucional Democrático de Direito, incumbido que está de efetivar o viver bem para a coletividade.

Biografia do Autor

Lino Rampazzo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1986), graduação em Teologia - Pontificio Seminário Regionale di Chieti (1970), mestrado em TEOLOGIA pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE LATERANENSE (1975) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1978). Pos-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Atualmente é professor e pesquisador do CENTRO UNIVERSITÀRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (U.E. Lorena) e Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em TEOLOGIA, ÉTICA e BIOÉTICA; e em METODOLOGIA CIENTÃFICA.
Marcius Tadeu Maciel Nahur, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Professor no curso de Direito do Unisal e nos cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Canção Nova.

Publicado
17/07/2020
Seção
PUBLICAÇÕES