PÁTRIA MÃE: A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL DO ESTADO E ESTILHOS PARENTAIS

  • Nátali Emilym dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Oksandro Osdival Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Muito se debateu, ao longo da história, sobre qual seria o papel mais correto do Estado, não só em relação a vida privada de seus cidadãos, mas também em relação a como a Economia seria conduzida em cada país. Da mesma forma, diversos estudos se dedicaram a entender o comportamento dos pais em relação a seus filhos. Ao se estabelecer que Economia, Direito e Psicologia podem se relacionar, a expressão “Pátria mãe†torna-se, de certa forma, adequada, pois o Estado é para seus cidadãos e para o seu sistema econômico o que pais são para seus filhos. Este trabalho objetiva estabelecer uma relação entre Economia, Direito e Psicologia, para que seja possível apontar qual seria o papel mais adequado do Estado frente a economia (o Liberalismo, o Intervencionismo ou o Paternalismo libertário), por meio do entendimento de qual é o Estilo Parental mais favorável na educação de filhos. Conclui-se que tanto o Estilo Parental participativo quanto o paternalismo Libertário seriam as escolhas mais adequadas. Entretanto, mantém-se a ressalva de que nada pode ser entendido como algo simplificado e/ou ser considerado inalterável, e que as relações tendem a se enquadrarem como complexas, e assim, não se deve buscar soluções absolutamente perfeitas.

Biografia do Autor

Nátali Emilym dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Psicóloga e Especialista em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR.

Email: natali.emilym@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4989755247714628

Endereço Profissional: CRAS Iguaçu

Rua Rio Paranapanema, 616

Iguaçu

83833-202 - Fazenda Rio Grande, PR – Brasil

Telefone: (41) 3627-5675

Celular: (41) 9926-892

Oksandro Osdival Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado/Doutorado), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Titular de Direito Comercial da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Doutor em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Advogado.

Email: oksandro@cgaadv.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0048856866692022

Endereço Profissional: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais.
Rua Imaculada Conceição,1155
Prado Velho
80215-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32711368
Fax: (41) 32711619

Publicado
07/12/2016
Seção
PUBLICAÇÕES