Cartilha de Direitos Humanos e Bullying

  • Roberto Bastos de Oliveira Júnior Prefeitura Municipal de Lorena
  • Fátima Medeiros Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

O Mestrado em Direito, o Centro de Extensão Universitária e Ação Comunitária P. Carlos Leôncio da Silva, do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena, em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena e o Movimento Lorena pela VIDA, há alguns anos, realizam ações únicas para os jovens, com os jovens, utilizando Cartilhas de Direitos Humanos. No ano de 2015, visando favorecer um mundo melhor, especialmente, fortalecer a cultura da paz, foi lançado o quinto volume da série de Cartilhas de Direitos Humanos com o tema Bullying, bilíngüe, português e inglês. O resultado do diferenciado trabalho desenvolvido, mormente, nas escolas de Lorena, no Estado de São Paulo, é bastante positivo, e além de ganhar destaque nacional, sendo aproveitado por diversas unidades escolares no país, foi reconhecido internacionalmente em Congresso realizado no Chile, em 2016. Detalhes dos procedimentos para elaboração da Cartilha Direitos Humanos e o Bullying e das ações diferenciadas realizadas serão apresentados no presente artigo, com a intenção de difundir uma experiência de sucesso no Brasil e contribuir para a promoção da paz no mundo.

Biografia do Autor

Roberto Bastos de Oliveira Júnior, Prefeitura Municipal de Lorena
Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania, Especialista em Direito Público, Professor Pesquisador em Minorias, discriminação e efetividade de direitos do UNISAL, Advogado, Secretário de Cultura e Turismo de Lorena
Fátima Medeiros, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Especialista em Gestão Universitária, Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu e do Centro de Extensão Padre Carlos Leôncio da Silva no UNISAL em Lorena.

Referências

ALKIMIN, M. A.; NASCIMENTO, G. A. F.. Bullying nas escolas. 1. ed. Campinas: Ãtomo e Alínea, 2012. v. 1. ALVES, Roberto Barbosa. Direito da infância e da juventude. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Programa de combate à intimidação sistemática (Bullying), Distrito Federal, 2015.

CENTRO UNIVERSITÃRIO SALESIANO DE SÃO PAULO [on-line]. São Paulo, 2016. Cartilha do bullying será destaque em congresso internacional do Chile. Disponível na internet: http://unisal.br/hotsite/prasempre/Cartilha-do-bullying-sera-destaque-em-congresso-internacional-no-chile, acesso em 10 de agosto de 2016.

__________. São Paulo, 2016. Cartilhas de direitos humanos. Disponível na internet: http://unisal.br/extensao1/direitos-humanos, acesso em 10 de agosto de 2016.

COSENSA, Ana. Publicação de matéria. Exame.com, jun 2016. Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/escolas-salesianas-promovem-projetos-de-prevencao-ao-bullying.shtml, acesso em 10 de agosto de 2016.

FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência e educar para a paz. 7. ed. Campinas: Verus, 2012.

NANNI, Carlo, O Sistema preventivo de Dom Bosco, hoje. Brasília: Rede Salesiana de Escolas, 2014. 116 p.

NASCIMENTO, G. A. F.; ALKIMIN, M. A. (Org.); SILVA, D. R. (Org.). Direitos humanos e juventude: estudos em homenagem ao bicentenário de Dom Bosco. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 190p.

Publicado
24/07/2017
Seção
PUBLICAÇÕES