ÂNODO DE SACRIFÍCIO: A POBREZA E A INDIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

  • DAVID AUGUSTO FERNANDES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Resumo

O presente artigo objetiva expor a pobreza na perspectiva de, invariavelmente, impedir o indivíduo de compartilhar das riquezas, saúde e conhecimentos de sua coletividade, em virtude da obstrução que lhe é imposta por sua condição de subdesenvolvimento humano. Presume-se que todo este ciclo vicioso inibe a pessoa de participar de forma igualitária no seu ambiente social, além de lhe negar uma vida com dignidade, condição assegurada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e difundida em todo o mundo. A metodologia utilizada para a elaboração do referido trabalho foi a pesquisa bibliográfica, constando preliminarmente de apresentar a conceituação da pobreza no decorrer dos tempos e sua implicação na sociedade, em seguida expondo os objetivos do Estado diante do recrudescimento da pobreza e finalmente a análise do conceito do mínimo existencial e da dignidade da pessoa, enquanto direitos que deveriam ser assegurados a todos os seres humanos.

Biografia do Autor

DAVID AUGUSTO FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Atualmente é professor da Carreira do Magistério Superior, na graduação do Departamento de Direito da Universidade  Federal Fluminse (UFF)/ MAcaé, participando de pesquisas da UFF(FOPIN) e com a FUNEMAC.

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1974.

AQUINO, Tomás de. Suma contra os gentios. Tradução: D. Odilão Moura; D. Ludgero Jaspers. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes: Sulina; Caxias dos Sul: Universidade de Caixas do Sul, 1990.

ASSELIN, L. M. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 2013.

CORDEIRO, Vera. O GLOBO. Disponível em:<http://oglobo.globo.com/opiniao/miseria-em-tempos-modernos-11926941#ixzz4TPIiApQO>. Acesso em: 21 dez. 2016.

CORRÊA, Alessandra Baiocchi Antunes. A exclusão da população de baixa renda dos sistemas de trocas comerciais: uma análise histórica sob a perspectiva do marketing. 2011. 95p. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

COUTINHO, Adelaide Ferreira. Do mercado autorregulável à pobreza regulável ou de como o “terceiro setor†se constituiu em um mecanismo de regulação da pobreza no Brasil. 2006. Disponível em:<http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos2/AdelaideFerreira_Coutinho.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2016.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução: B.A. Schumann. São Paulo: Boitempo, 2007.

HOBSBAWM, Eric. J. A Era das Revoluções: 1789-1848. Tradução: Marcos Penchel; Maria Tereza Lopes Teixeira. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KERSTENETZKY, Celia Lessa. O Brasil, a pobreza e o século XXI. Revista Sinais Sociais. Rio de Janeiro, v. 13, p.78-103, 2010.

MALTHUS, T. R. Ensaio sobre a população. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os economistas).

MEDRANO, Juan Manuel. História de Las Ideas Políticas: la regulación del poder. Buenos Aires: Educa, 2009.

MEINECKE, Friedrich. La idea de la razón de Estado en la Edad Moderna. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1983.

RIBEIRO, Hilton; AZEVEDO, Victor Romero de; FARIAS, Victor Hugo. A miséria da classe operária inglesa (1830-1840). Disponível em: <http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/victorazevedovictorfariashiltonclop.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2016.

SANÉ, Pierre. Pobreza, a próxima fronteira na luta pelos direitos humanos. In: NOLITO, Marlova Jovchelovitch; WERTHEIN, Jorge (Org.). Pobreza e desigualdade no Brasil: traçando caminhos para inclusão social. Brasília: Unesco, 2003, p. 27-45.

SARAMAGO, José. Discurso pronunciado por José Saramago no dia 10 de dezembro de 1998 no banquete do Prêmio Nobel. Disponível em:<http://www.josesaramago.org/discurso-pronunciado-por-jose-saramago-no-dia-10-de-deze...>. Acesso em: 22 dez. 2016.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 4.ed. rev. ampl. Porto Alegre: Livraria dos Advogados, 2004.

SARMENTO, Daniel. Dignidade da pessoa humana: conteúdo, trajetórias e metodologia. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SOUZA, Luís Gonzaga de. Memórias de Economia. Disponível em: <http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-ens/lgs-ens.htm>. Acesso em: 1jan. 2017.

TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de Direito Constitucional Financeiro e Tributário:os direitos humanos e a tributação – imunidades e isonomia. Rio de Janeiro:Renovar, 1999.v.3.

_____.O direito ao mínimo existencial. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

UNRIC. Alguns dados sucintos: os rostos da pobreza. Disponível em: <https://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/MDGs/millenniumproject4.html>. Acesso em: 16 jan.2017.

VIANNA, Maria Lúcia Teixeira. Em torno do conceito de política social: notas introdutórias, 2002. Disponível em: <http://antigo.enap.gov.br/downloads/ ec43ea4fMariaLucia1.pdf>. Acesso em: 31 dez.2016.

Publicado
24/07/2017
Seção
PUBLICAÇÕES