POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO USO DAS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE MESTRANDAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

  • Priscila Franco Dias Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Neusa Elisa Carignato Sposito Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP

Resumen

Atualmente vivemos em uma sociedade que diariamente recebe inúmeros produtos originados de novas tecnologias. Diante desse novo cenário, as instituições de ensino assumem um importante papel na preparação dos estudantes para viverem de forma consciente e crítica em uma sociedade a cada dia mais tecnológica. Assim, o objetivo do presente artigo foi analisar as percepções das mestrandas em Ensino de Ciências e Matemática em relação às potencialidades e desafios do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar, abrangendo a formação inicial das estudantes, a realidade do ambiente de trabalho e as contribuições profissionais que a disciplina Internet e o Ensino de Biologia cursada no mestrado proporcionaram para o uso das tecnologias nas instituições de ensino. Destarte, para a efetivação da pesquisa foi aplicado um questionário para identificar e analisar as percepções das estudantes. A análise dos dados foi obtida por meio de respostas em escala Likert e em seguida foram tratados pelo teste de Kruskal-Wallis com pós-teste de Student-Newman-Keuls. Como resultado, conclui-se que as respondentes possuíam a formação inicial inadequada para o uso das TIC em suas práticas pedagógicas e que após cursarem a disciplina do mestrado as estudantes se sentiram capacitadas profissionalmente para o uso das novas tecnologias nos ambientes escolares. Nos aspectos motivacionais e estruturais relativos à escola, os resultados mostram que os desafios para a aplicação das TIC são semelhantes.

Citas

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Publicado
20/04/2015
Sección
Educação em Gestão e Tecnologia