CULTURA E MÍDIA – O POPULAR EM QUESTÃO

  • Daira Martins Botelho

Resumo

Entre a comunicação, particularmente a mídia, e a cultura popular não existem caminhos estabelecidos, de forma que a interação entre essas áreas pode se dar de forma conturbada. No entanto, existem maneiras de tornar esse diálogo possível e realizá-lo de forma eficiente. Este artigo pretende discutir questões de cultura e comunicação e mostrar
exemplos de como essa relação pode acontecer.

Biografia do Autor

Daira Martins Botelho

Jornalista, mestre em Comunicação e doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Editora da Revista Extraprensa.

Referências

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular? 14 ed. São Paulo: Brasiliense,1990.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Cultura popular brasileira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,2007.

CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense,1983.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos – conflitos multiculturais daglobalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4 ed. 4 reimpressão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

CASÉ, Regina. Periferia. Como a produção cultural dos guetos está marcando época. Palestra dada no TEDx São Paulo, no dia 14 de novembro de 2009. Disponível em:

<http://www.tedxsaopaulo.com.br/regina-case/>. Acesso em março de 2012.

FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro França. Cultura contemporânea: a fronteira entre o digital e o popular. 1996. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/franca-liliancultura.

pdf>. Acesso em fevereiro de 2012.

KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Tradução Mirtes Frange de Oliveira Pinheiro. Bauru: Edusc, 2002.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

NOGUEIRA, Silas. Poder, cultura e hegemonia: elementos para uma discussão. In: Extraprensa. vol. 1. n. 6. p. 1 a 10. Junho, 2010. Disponível em:

<http://200.144.190.194/celacc/ojs/index.php/extraprensa/article/view/epx6-a04/epx6-a04>.

Acesso em junho de 2013.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Comunicação e cultura das minorias.

São Paulo: Paulus, 2005. PELLEGRINI FILHO, Américo, SANTOS, Yolanda Lhullier dos. Antropologia cultural e folclore. São Paulo: Olimpika, 1989.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. 2. ed. 4. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TINHORÃO, José Ramos. Cultura popular: temas e questões. São Paulo: Editora 34, 2001

Publicado
06/10/2015