Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Condições para submissões

A Revista de Catequese está aberta para a contribuição de todos os pesquisadores na área de Teologia, particularmente de catequética e teologia pastoral em geral. Os textos podem ser artigos, traduções, resenhas e crônicas de eventos na área de catequese. Os textos, de inteira responsabilidade dos autores, devem ser inéditos, reservando-se à Revista a prioridade de sua publicação.

1 - Os textos deverão ser escritos em português, espanhol, italiano ou inglês.

2 - Os textos submetidos receberão a avaliação de dois examinadores (neutros), cabendo ao Conselho da Revista o direito de publicação ou rejeição do trabalho.

2.1 - Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes elementos:
- Relevância científica e acadêmica
- Pertinência e atualidade da bibliografia
- Clareza na exposição dos objetivos do trabalho
- Rigor e consistência dos conceitos utilizados
- Pertinência da metodologia utilizada e clareza na explicitação dos procedimentos metodológicos
- Adequação ortográfico-gramatical do texto
- Adequação do texto às normas da ABNT

3 - Para a apresentação de artigo, devem ser observadas as seguintes orientações técnicas: formato A4, fonte Times News Roman 12; espaçamento entre linhas 1,5; espaçamento simples entre parágrafos. Margens: superior e esquerda, 3cm; inferior e direita, 2 cm. O texto deve conter entre 10 e 15 páginas.

4 - As citações diretas no texto, com até três linhas, devem ser contidas entre aspas. As citações diretas no texto com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte 11, sem aspas.

5 - As referências bibliográficas deverão ser colocadas em notas de rodapé (fonte 10), com dados bibliográficos completos das obras citadas, de acordo com a ABNT.

5.1 – Exemplo:

- Citação de livros: CODA, Piero. O evento pascal: Trindade e história. São Paulo: Cidade Nova, 1987, p. 10.

- Citação de capítulo de livro: CALIMAN, Cleto. A eclesiologia do Concílio Vaticano II e a Igreja no Brasil. In: GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes; BOMBONATTO, Vera Ivanise (Org.). Concílio Vaticano II: análise e prospectivas. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 229-248.

- Citação de periódicos: LIMA, Luiz Alves de. A situação da catequese hoje no Brasil. Revista de Catequese, v. 37, n. 143, 2014.

6 - Os artigos deverão apresentar, obrigatoriamente: título, resumo (de 100 a 150 palavras), palavras-chave (no total de 5), introdução, tópicos (enumerados), conclusão e referências bibliográficas.

7 - Dados do autor: apresentar, em nota de rodapé, a titulação do autor, bem como a instituição onde trabalha ou estuda ou que esteja filiado.

8 - Declaração de Direito Autoral
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
ESTE PERIÓDICO ADOTA UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS CC-BY-NC

9 - Política de Privacidade: os dados enviados para os procedimentos de submissão dos trabalhos serão utilizados única e exclusivamente para fins de editoração, não sendo utilizados ou divulgados para quaisquer outros fins.

10 - Os autores serão avisados por e-mail da decisão dos membros da comissão editorial sobre a publicação do texto proposto.

11 - Os textos devem ser enviados ao seguinte endereço: catequese.editor@pio.unisal.br

Curso de Teologia - Campus Pio XI

Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.