A pessoa humana e o direito à cidade sob a perspectiva do princípio da solidariedade a partir das intersecções jurídicas entre o público e o privado no constitucionalismo contemporâneo

Palavras-chave: Direito à cidade, Direito à moradia, Solidariedade, Urbanismo, Dignidade da pessoa humana

Resumo

A partir da teoria de Henri Lefebvre, na obra O direito à cidade, analisaremos os direitos inerentes às pessoas que moram ou usufruem da cidade. Numa ótica constitucionalista, abordaremos aspectos sobre o planejamento urbano das cidades, tendo em vista que a nossa Constituição Federal prestigia os princípios da justiça social e do bem-estar e do desenvolvimento social, garantindo padrões mínimos de existência para todos os seres humanos. O princípio da solidariedade se trata de um verdadeiro paradigma do direito contemporâneo, visando o bem-comum e o bem do outro. Assim, se analisará como o princípio constitucional da solidariedade pode dar efetividade à dignidade da pessoa humana através do direito à cidade.

Biografia do Autor

Juliana Follmer Bortolin Lisboa, UNISC

Doutoranda da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, do Programa de Pós-graduação em Direito, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas, Registradora de Imóveis de Lajeado/RS, autora do livro A atividade notarial e registral como delegação do poder público, Porto Alegre: Editora Norton, 2004. Especialista em Direto Notarial e Registral pela IBEST e em Direito Civil Negocial pela Universidade Anhanguera Integrante do grupo de pesquisas Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, coordenado pelo Professor Pós-Doutor Jorge Renato dos Reis, ligado ao PPGD–Unisc. Endereço eletrônico: jlfollmer@hotmail.com.

Jorge Renato dos Reis, UNISC

Doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Especialista em Direito Privado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul – Fisc. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc, onde foi coordenador de 2004 a 2011. Professor na Graduação, Mestrado e Doutorado da Unisc. Professor de cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu em diversas universidades do país. Coordenador do grupo de estudos Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, ligado ao PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc. É advogado atuante. E-mail: jreis@unisc.br.

Referências

ARISTÓTELES. Obra Jurídica. Tradução Carlos Rodrigues. São Paulo: Ícone Editora, 1997.

BELLO, Enzo e RENE JOSÉ KELLER. Curso de Direito à Cidade: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

BOBBIO, Norberto. Estado, Gobierno y Sociedad: por uma teoria general de la política. Tradução José F. Férnandez Santillán. D.F./México: Breviarios del Fondo de Cultura Económica, 1996.

CAMPILONGO, Celso Fernandes. Função social do notariado: eficiência, confiança e imparcialidade. São Paulo/SP: Saraiva, 2014.

CARDOSO, Alenilton da Silva. Princípio da Solidariedade: o paradigma ético do direito contemporâneo. São Paulo: Ed. Ixtlan, 2014.

DIP, Ricardo. Registro de Imóveis (Princípios).Tomo I. Descalvado, SP: PrimVs, 2017.

ETZIONI, Amitai. A terceira via para a boa sociedade. Tradução João Pedro Schmitd. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2019.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Tradução Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sergio Fabris,1991.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Tradução Maria Estela Heider Cavalheiro. 3 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

LATOUCHE, Serge: Pequeno tratado do decrescimento sereno. Tradução Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

KUHN, Thomas. La estructura de las revoluciones científicas. Tradução Agustin Contin Buenos Aires: Fondo de Cultura económica, 1996.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Rubens Eduardo Frias. 5 ed. São Paulo: Centauro, 2016.

REALE, Miguel. Teoria Tridimensional do Direito. São Paulo/SP: Saraiva, 1968.

REIS, Jorge Renato dos. A constitucionalização do Direito Privado: algumas considerações para análise. In: Revista Atos e Fatos, v. 1, p. 126-139, Caxias do Sul: UCS, 2009.

REIS, Jorge Renato dos. O processo de constitucionalização do direito civil sob o viés do princípio da solidariedade. In Revista Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado: a solidariedade como paradigma. Curitiba: Íthala, 2019,

SARLET, Ingo Wolfgang. Curso de direito constitucional. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

___________. Dignidade (da Pessoa) humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 10 ed. Porto Alegre: Livraria do advogado editora, 2019.

SCHMITD, João Pedro. Universidades comunitárias e o terceiro setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2018.

_______. Bases bio-psicossociais da cooperação e o paradigma colaborativo das políticas públicas Revista de Direitos e Garantias Fundamentais. Vitória, v. 19, n. 1, p. 123-162,2018.

Publicado
15/03/2023
Seção
PUBLICAÇÕES