MCDA-C e a teoria do romance em cadeia proposto por Ronald Dworkin
Resumo
O presente trabalho visa analisar se Pode-se a partir do programa MCDA-C cumprir a observância da teoria do romance em cadeia proposto por Dworkin? a presente pesquisa tem como hipótese inicial de que O programa de inteligência artificial MCDA-C cumpre a observância da teoria do romance em cadeia proposto por Dworkin ao passo que se utiliza de decisões já consolidadas. Utilizou-se para produção dessa pesquisa o método Hipotético Dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica
Referências
DWORKIN, Ronald. O Império do Direito, 3ª ed. Martins Fontes, 2014.
HARTMANN, Fabiano Peixoto; SILVA, Roberta Zumblick Martins da. Inteligência artificial e direito. 1 ed. Curitiba. Alteridade Editora. 2019.
MENDES, Alexandre José; DA ROSA, Alexandre Morais; DA ROSA, Izaias Otacílio. Testando a Methodology Multicriteria Decision Aid–Constructivist (MCDA-C) na construção de algoritmos de apoio à estabilidade das decisões judiciais. Revista Brasileira de Direito, v. 15, n. 2, p. 281-305, 2019.
MORAIS, Fausto Santos de. A importância da Resposta Correta no Direito: breve exposição das contribuições de Ronald Dworkin à Teoria do Direito. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, v. 6, 2010.
SPINA, Guilherme Malaguti. INTERPRETAÇÃO CONSTRUTIVA, ROMANCE EM CADEIA E O DIREITO COMO INTEGRIDADE EM RONALD DWORKIN. Conhecimento Interativo, v. 14, n. 2, 2020. p. 222.
STAATS, Sabrina Daiane; DE MORAIS, Fausto Santos. COMPREENDENDO OS PRECEDENTES NO NCPC COM BASE NO ROMANCE EM CADEIA DE RONALD DWORKIN. In: X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016.
WACKS, Raymond. Philosophy of Law. A Very Short Introduction, 2006, Oxford University Press.