Permanências do passado em um presente pandêmico e desigual

negros e brancos no mercado de trabalho brasileiro

Palavras-chave: Imobilismo social, Desigualdade racial, Desigualdade social, Pandemia, Precarização do trabalho

Resumo

Pretende-se com a presente pesquisa, cuja finalidade é exploratória e descritiva e assentada em pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, analisar permanências verificadas no tempo presente de elementos que, em nosso passado escravagista e pós abolição, também eram percebidos no mundo do trabalho. Para tanto, as autoras valem-se do marcador social de raça como ponto de partida da referida análise crítica com fito de demonstrar, ainda, a estreita relação da desigualdade social brasileira com a questão racial, a qual mostrou-se ainda mais latente no contexto da pandemia da COVID-19. Desse modo, o artigo em tela busca responder a indagação: “qual o impacto de ser negro ou branco no mundo do trabalho nos dias de hoje?”, partindo da hipótese de que as estratégias de imobilismo social descritas por Clóvis Moura não restringiram-se ao período pós abolição, atravessando todo o século XX e ainda encontrando espaço no século XXI.

Biografia do Autor

Anna Carolina Cunha Pinto, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Doutoranda e mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/ UFF). Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Democracia, Cidadania e Estado de Direito (DeCiEd) da Universidade Federal Fluminense. Graduou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes, instituição na qual compôs o corpo docente do curso de Pós-graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal.

Carla Appollinário de Castro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Graduada em Direito. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALESSI, Gil. Jornada maior que 24 horas e um salário menor que o mínimo, a vida dos ciclistas de aplicativo em SP. El País. 8 ago 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/06/politica/1565115205_330204.html> Acesso em: 14 nov de 2021.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, p. 5-58, 2014.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. 2002. 169f. Tese (Doutorado em Psicologia)- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 3ª. edição. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

CHALHOUB, Sidney. A força da escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista. 1ª. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DRUCK, Graça. Trabalho, precarização e resistências: novos e velhos desafios? In Caderno CRH, Salvador, v. 24, n.1, p. 37-57, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ccrh/v24nspe1/a04v24nspe1.pdf>

FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. O corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do estado brasileiro. 2006. 146f. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito)–Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

IANNI, Octávio. Escravidão e Racismo. Editora Hucitec: São Paulo, 1978.

_______Raças e classes sociais no Brasil. 2ª. edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE Educa: Conheça o Brasil. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html> Acesso em 15 nov. 2021

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Programa Nacional de Amostragem por Domicílios Contínua de 2019 (PNAD Contínua 2019). Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=o-que-e> Acesso em 15 dez. 2021

INSTITUTO PÓLIS. Raça e Covid no município de São Paulo. Jul. 2020. Disponível em:

<https://polis.org.br/estudos/raca-e-covid-no-msp >

MALAGUTI BATISTA, Vera. O medo na cidade do Rio de Janeiro: dois tempos de uma história. 2ª. reimpressão. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2014.

MARINGONI, Gilberto. O destino dos negros após a abolição. In Desafios do Desenvolvimento. Ano 8, vol.8, p.70, 2011.

MARTINS, Carina. Conheça o autor da foto do ônibus lotado que viralizou na reabertura do Rio. ECOA UOL. 11 jun 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/06/11/conheca-o-autor-da-foto-do-onibuslotado-que-viralizou-na-reabertura-do-rio.htm?cmpid=copiaecola> Acesso em: 14 nov 2021

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014.

MBEMBE, Achille.. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. 2ª. edição. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. 2ª. edição. São Paulo: Editora Ática, 1992.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019

MUNIZ, Bianca et al. Brasil registra duas vezes mais pessoas brancas vacinadas que negras. Agência Pública. 15 de mar. 2021. Disponível em: < https://apublica.org/2021/03/brasil-registra-duas-vezes-mais-pessoas-brancas-vacinadas-que-negras/> Acesso em: 15 nov 2021.

NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: Documentos de uma militância pan-africanista. Editora Vozes: Petrópolis, 1980.

REIS, J.J. A presença negra: encontros e conflitos. In: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2000.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Veneta, 2020.

Publicado
28/01/2023
Seção
PUBLICAÇÕES