O Direito, a Qualidade de Vida no Trabalho e a sociedade da informação: um programa para valorizar pessoas.
Resumo
O presente artigo versa sobre a importância do Direito e das polÃticas organizacionais na Qualidade de Vida no Trabalho - QVT valorizando o direito à vida, à dignidade da pessoa humana e o desenvolvimento sustentável no meio ambiente em face da sociedade da informação que proporciona maior visibilidade e necessidade de valorização das pessoas com um diferencial de excelência na competitividade de mercado e imagem do Estado. Â
Referências
ALBUQUERQUE, L. G. DE; FRANÇA, A. C. L. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho : o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de Administração de Empresas, v. 33, n. 2, p. 40-51, abr./ jun. 1998.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. Boitempo Editorial, 2ª ed. São Paulo, 2000.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito da Internet e da sociedade da informação: estudos. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
CHRISTOPHE, Dejours. A loucura do trabalho : estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.
CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS/WHO) – 1946. DisponÃvel em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html>. Acesso em: 21 maio 2016.
DOUROJEANNI, Axel. La dinâmica del desarrollo sustentabel y sostenible. Comisión Económica para America Latina y Caribe( CEPAL), LC/R 1925, Santiago do Chile, 1999.
EXAME. COM As 10 melhores empresas. As campeãs no Ãndice de Felicidade no Trabalho (IFT). DisponÃvel em: <http://exame.abril.com.br/carreira/melhores-empresas-para-voce-trabalhar/>. Acesso em: 20 maio 2016.
EKONOMISTA. Top 10 em trabalho e dinheiro. DisponÃvel em: <http://www.e-konomista.pt/artigo/paises-para-trabalhar-ganhar-dinheiro/>. Acesso em: 20 maio 2016.
FERNANDES, Eda. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. 2ª ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 12ª. São Paulo: Saraiva, 2013..
FISCHLOWITZ, E. Valorização dos Recursos Humanos do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1970.
HELOANI, Roberto. Gestão e organização no capitalismo globalizado - história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.
________. Organização do trabalho e administração: uma visão multidisciplinar. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000. (Tese de doutorado em Administração). USP, São Paulo: 1996.
_______. O trabalho sem dor. In Jornal do Brasil, caderno Emprego & Educação para o trabalho, Rio de Janeiro: março 1999.
¬¬¬¬¬¬¬¬________. Qualidade de vida no trabalho – conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2003.
¬________. Práticas de Recursos Humanos – PRH, conceitos, ferramentas e produtos. São Paulo: Atlas, 2007.
MARTINEZ. Regina Célia. Meio ambiente: Direito e Cidadania. UNIFMU. 2001.
RODRIGUES, Marcus VinÃcius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho: evolução e análise no nÃvel gerencial. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
SAMPAIO, Jader dos Reis (org.). Qualidade de Vida, Saúde mental e psicologia social: estudos contemporâneos II. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
________. Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. 2.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. 7ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA, Marco Aurélio Dias; DE MARCHI Ricardo. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Best Seller, 1997.