O Direito, a Qualidade de Vida no Trabalho e a sociedade da informação: um programa para valorizar pessoas.

  • Regina Célia Martinez Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Inmaculada Figols Costa Universidade Anhanguera de São Paulo

Resumo

O presente artigo versa sobre a importância do Direito e das políticas organizacionais na Qualidade de Vida no Trabalho - QVT valorizando o direito à vida, à dignidade da pessoa humana e o desenvolvimento sustentável no meio ambiente em face da sociedade da informação que proporciona maior visibilidade e necessidade de valorização das pessoas com um diferencial de excelência na competitividade de mercado e imagem do Estado.  

Biografia do Autor

Regina Célia Martinez, Faculdades Metropolitanas Unidas
Regina Célia Martinez Faculdades Metropolitanas UnidasFormada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas(1986). Mestrado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente Professora Titular Doutora, Pesquisadora da Graduação, da Pós Graduação Lato Sensu e Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do  Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas,  Professora da Escola Paulista da Magistratura de São Paulo (EPM). Membro efetivo das seguintes Comissões da OAB/SP: Integrante e Coordenadora de Meio Ambiente Cultural da  Comissão Permanente de Meio Ambiente da OABSP, Integrante da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão de Ensino Jurídico e da Comissão de Infra-estrutura, logística e desenvolvimento sustentável. Assessora do Comitê de Análise da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo. Membro de Comissão Julgadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Vice-Presidente  da Associação Paulista dos Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação - São Paulo.Parecerista de diversas Revistas. Representante da OAB/SP como Membro Suplente, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - CBH - AT, no biênio 2015-2017. 
Inmaculada Figols Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo

Graduada em Serviço Social pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Administração de Recursos Humanos   pela UNIABC – Universidade do Grande ABC. Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos. Professora da BBS Business School, e do Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama ABC. Professora titular da Faculdade Paulista de Serviço Social e São Paulo e de São Caetano do Sul – FAPSS. Coordenadora de Curso e Professora na Universidade Anhanguera de São Paulo. Consultora organizacional.

Referências

ALBUQUERQUE, L. G. DE; FRANÇA, A. C. L. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho : o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de Administração de Empresas, v. 33, n. 2, p. 40-51, abr./ jun. 1998.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. Boitempo Editorial, 2ª ed. São Paulo, 2000.

ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito da Internet e da sociedade da informação: estudos. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

CHRISTOPHE, Dejours. A loucura do trabalho : estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.

CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS/WHO) – 1946. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html>. Acesso em: 21 maio 2016.

DOUROJEANNI, Axel. La dinâmica del desarrollo sustentabel y sostenible. Comisión Económica para America Latina y Caribe( CEPAL), LC/R 1925, Santiago do Chile, 1999.

EXAME. COM As 10 melhores empresas. As campeãs no Ãndice de Felicidade no Trabalho (IFT). Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/melhores-empresas-para-voce-trabalhar/>. Acesso em: 20 maio 2016.

EKONOMISTA. Top 10 em trabalho e dinheiro. Disponível em: <http://www.e-konomista.pt/artigo/paises-para-trabalhar-ganhar-dinheiro/>. Acesso em: 20 maio 2016.

FERNANDES, Eda. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. 2ª ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 12ª. São Paulo: Saraiva, 2013..

FISCHLOWITZ, E. Valorização dos Recursos Humanos do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1970.

HELOANI, Roberto. Gestão e organização no capitalismo globalizado - história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.

________. Organização do trabalho e administração: uma visão multidisciplinar. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000. (Tese de doutorado em Administração). USP, São Paulo: 1996.

_______. O trabalho sem dor. In Jornal do Brasil, caderno Emprego & Educação para o trabalho, Rio de Janeiro: março 1999.

¬¬¬¬¬¬¬¬________. Qualidade de vida no trabalho – conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2003.

¬________. Práticas de Recursos Humanos – PRH, conceitos, ferramentas e produtos. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINEZ. Regina Célia. Meio ambiente: Direito e Cidadania. UNIFMU. 2001.

RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

SAMPAIO, Jader dos Reis (org.). Qualidade de Vida, Saúde mental e psicologia social: estudos contemporâneos II. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

________. Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. 2.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. 7ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SILVA, Marco Aurélio Dias; DE MARCHI Ricardo. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Best Seller, 1997.

Publicado
02/12/2016
Seção
PUBLICAÇÕES