PARTICIPAÇÃO SOCIAL E GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL

  • José Roniel Morais Oliveira Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Ilzver de Matos Oliveira

Resumo

Em um contexto de busca pelo desenvolvimento das nações proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), logo após uma década a partir dos anos 1990 discutindo problemas de escala mundial, foram firmados no ano 2000 os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), e, mais tarde no ano de 2015, como objetivo de renovar e aprofundar os mencionados pactos internacionais foram elaborados os Objetivos do Desenvolvimento Humano Sustentável (metas 2015 - 2030). Tendo em vista este panorama de busca por um mundo melhor a partir do firmamento de metas de desenvolvimento, pretende-se demonstrar como a participação social foi trazida em tais pactos e revela-se importante para a aplicação de políticas públicas internas que venham ser eficazes no cumprimento das metas firmadas internacionalmente, sobretudo trazendo o tema para uma análise a partir da teoria dos direitos humanos onde se prestigia que o ser humano é parte fundamental de quaisquer políticas públicas ou ações. Parte-se, assim, do pressuposto de que a realização e efetivação desses compromissos entre as nações se devem em caráter fundamental aos povos embutidos em suas culturas e identidades engajados na realização do desenvolvimento, de maneira que se possa estabelecer entre os povos o princípio da equidade social evitando a discriminação de grupos vulneráveis de maneira que se evite a exclusão social. Por meio de uma metodologia do tipo hipotético-dedutivo foi possível trazer conclusões de como a participação social revela-se importante no contexto do Direito ao Desenvolvimento numa perspectiva humana e sustentável.

Biografia do Autor

José Roniel Morais Oliveira, Universidade Tiradentes (UNIT)
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Ãrea de concentração em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes – UNIT. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Direitos Humanos - UNIT-CNPq e do Grupo de Pesquisa Direito Constitucional: Sociedade, Política e Economia - UNIT-CNPq. Bolsista pelo Programa de bolsas PROSUP/CAPES. E-mail: ronieloliveira46@gmail.com
Ilzver de Matos Oliveira
Doutor em Direito - PUC-Rio. Mestre em Direito – UFBA. Professor Pleno do Mestrado em Direito da Universidade Tiradentes - UNIT. Vice-líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Direitos Humanos - UNIT-CNPq. E-mail: ilzver@gmail.com.

Referências

ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, 1986. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos, SP, Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-ao-Desenvolvimento/declaracao-sobre-o-direito-ao-desenvolvimento.html. Acesso em 14 jun. 2016.

ARAUJO, Luiz Alberto David Araújo, NUNES JUNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 9. Ed. São Paulo. Saraiva. 2005.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República, Casa Civil, 1988.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 18. Ed. São Paulo. Malheiros, 2006.

BRITTO, Carlos Ayres. Teoria da Constituição. Rio de Janeiro, Forense, 2003.

CAMPOS, T. L. C. Desenvolvimento, desigualdades e relações internacionais. Belo Horizonte, Pucminas, 2005.

COMPARATO, Fábio Konder. Ética. São Paulo, Companhia das Letras. 2006.

DELGADO, Ana Paula Teixeira. O direito ao desenvolvimento na perspectiva da globalização: paradoxos e desafios. Rio de Janeiro: Renovar. 2001.

DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social participativa. São Paulo: Cortez, 1988

DUARTE, André. Hannah Arendt e a modernidade: esquecimento e redescoberta da política. Trans/Form/Ação (São Paulo), v.24, 2001.

LAFER, Celso. Comercio, desarmamento, direitos humanos: Reflexões sobre uma experiência diplomática. São Paulo. Paz e Terra. 2009

MACHADO, Carlos Augusto Alcântara. Constitucionalismo Fraternal. Revista Diálogos Possíveis, Salvador. Ano 14, n. 2. p. 03-19, jul./dez. 2015.

OLIVEIRA, Marielza. O Desenvolvimento Humano Sustentável e os Objetivos de desenvolvimento do milênio, – Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/pr/secpla nejamento/pnud2006/doc/analiticos/desenvolvimentohumano.pdf

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional, 2006. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/flaviapiovesan/ piovesan_dh_direito_constitucional.pdf

RUBIO, David Sánchez. Encantos e Desencantos dos Direitos Humanos: de emancipações, libertações e dominações. Tradução Ivone Fernandes Morcilho Lixa, Helena Henkin. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

SEN, Amartya. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Amartya Sen e Bernardo Kliksberg; tradução Bernardo Ajzemberg, Carlos Augusto Lins da Silva. – São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SEN, Amartya Kaumar. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Mota; São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Publicado
24/07/2017
Seção
PUBLICAÇÕES