TRANSFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÙBLICA BRASILEIRA E SEUS REFLEXOS NO RECONHECIMENTO DO MANDATO E NA ACCOUNTABILITY

  • Thiago Morais de Almeida LEMES Polícia Militar de Minas Gerais Universidade Católica de Petrópolis
  • Rodrigo Grazinoli GARRIDO Universidade Católica de Petrópolis

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as transformações das instituições de segurança pública no contexto brasileiro e social ao longo dos tempos para entendermos a complexidão e dificuldades das quebras de paradigmas das fortes amarras que do passado distante e não distante remontam o nosso presente da segurança pública e com isso poderemos ver o porque é tao difícil as mudanças para uma segurança pública cidadã e humanitária é tão difícil e morosa ao longo do tempo. Não bastam apenas mudanças nas leis e normas e sim que haja mudança nas pessoas, na psiquê no espírito e nas ações cognitivas para o bem comum social.

Biografia do Autor

Thiago Morais de Almeida LEMES, Polícia Militar de Minas Gerais Universidade Católica de Petrópolis
Mestrando em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Especialista em Gestão de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (CFO/CEGDS-2014). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho (2013). Bacharel em Direito pela Escola Superior Dom Hélder Câmara (2012). Técnico em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (CTSP-2006). Possui curso de multiplicador nacional de Direitos Humanos (2016) pela PMMG. Atualmente é Tenente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Penal Militar, Constitucional e Direitos Humanos.
Rodrigo Grazinoli GARRIDO, Universidade Católica de Petrópolis
Biomédico, Licenciado em Biologia e graduado em Segurança Pública. Especialista em Análises Clínicas, em Bioética e em Gestão Escolar. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Ciências. Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em Bioética, Ciência Forense. Concluiu estágio de Pós-doutoramento no departamento de Genética da UFRJ. É "Jovem Cientista do Nosso Estado" pela FAPERJ. Atua como Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido atividades no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no qual foi Chefe do Serviço de Perícias de Petrópolis-RJ. Atualmente, atua no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, onde ocupa o cargo de Diretor. É Professor Adjunto da UFRJ e da UCP, atuando nos Cursos de Graduação em Direito e Biomedicina e nos Programas de Mestrado em Direito da UCP e em Biologia Molecular e Celular da UNIRIO. Participa também como docente em cursos de Formação de Profissionais de Segurança promovidos por Secretarias Municipais, Estaduais e Nacional de Segurança Pública e pelo Exército Brasileiro. Em sua atuação profissional, tem sido convidado para entrevistas, proferiu mais de uma centena de palestras e cursos na área Forense e publicou semelhante número de trabalhos científicos e de divulgação, além de livros na área da Ciência Forense.

Referências

BAUMAN, Z. Vigilância Líquida. Jorge Zahar. 2013.

BAYLEY, D. Comparando a Organização das Polícias em Países de Língua Inglesa. In:

Tonry, Michael & Morris, Norval (eds), Policiamento Moderno, São Paulo, Editora USP, 2003, p. 539-576.

BENGOCHEA, J. L. P. A transição de uma polícia de controle para uma polícia cidadã. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 18, n. 1, 2004.

BUARQUE DE HOLANDA, S. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

CARRABINE,E.; IGANSKI,P.; LEE,M.; PLUMMER, K. e SOUTH, N. Criminology: A Sociological Introduction. Routledge, 2004.

COMISSÃO DA VERDADE – ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório. Tomo 1, Parte 1 - ESTRUTURAS E SISTEMAS DA REPRESSÃO. A MILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA. 2015. Disponível em: http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/. Acesso em: 10 nov 2016.

CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 3.ed. São Paulo. Cortez, Instituto Paulo Freire, 2006.

COTTA, F. A. Fragmentos da História Policial e Militar de Minas Gerais: história e historiografia. Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2005.

COTTA, F. A. Reflexões iniciais sobre as contribuições do Corpo Escola e Escola de Sargentos para o processo pedagógico policial-militar (1912-1931). Revista O Alferes, Belo Horizonte, n° 16, p. 25-66, jan. jun. 2001.

DA CUNHA, F.S. Capoeiras e a Revolta da Vacina. Revista Espaço Acadêmico. Nº 166, p.28-38, 2015.

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. 25. ed. São Paulo: Ãtica, 1996.

DE LIMA, JOÃO MARCELO MACIEL. DEMOCRACIA E ACCOUNTABILITY: MECANISMOS DE CONTROLE EXTERNO NA POLÃCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (1989-2007). AURORA ano II número 3. p. 56-69, 2008.

FABRETTI, H.B. Políticas de segurança Pública: questionamentos preliminares. In: SMANIO, G.P.; BERTOLIN, P.T.M. e BRASIL, P.C. (Orgs. ). O Direito na Fronteira das Políticas Públicas. Páginas &Letras, 2015, p.23-27.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÙBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 2016, 137p.

GAMBATA, M. Homenagem à repressão? Carta Capital. Sociedade. Publicada em 15/08/2013. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/homenagem-a-repressao-6430.html. Acessado em: 29 out 2016.

GONZAGA, T.A. Cartas Chilenas (1863). Disponível em http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/TomasAntonioGonzaga/cartaschilenas.htm. Acessado em: 25 out 2016.

GOUVÊA, M. de F. S. As bases institucionais da construção da unidade. Dos poderes do Rio de Janeiro joanino: administração e governabilidade no império luso-brasileiro. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 2005. p. 707-752.

KANT DE LIMA, Roberto. Entre as leis e as normas: Éticas corporativas e práticas profissionais na segurança pública e na Justiça Criminal. DILEMAS - Vol. 6 - n 4, 2, p. 549-580, 2013.

LEMGRUBER, J. e PAIVA, A. A Dona das Chaves. Record, 2010, 265 p.

MARCOS LUIZ BRETAS e ANDRÉ ROSEMBERG. A história da polícia no Brasil: balanço e perspectivas. Topoi, v. 14, n. 26, jan./jul. 2013, p. 162-173

MARCOS LUIZ BRETAS. A Polícia Carioca no Império. Revista Estudos Históricos. 22. P.219-234, 1998

MARX, G.T. Police and Democracy. In: Amir, M e Einstein, S. (eds.) Policing, Security and Democracy: Theory and Practice, vol. 2. Office of International Criminal Justice. 2001. Disponível em: http://web.mit.edu/gtmarx/www/dempol.html. Acessado em: 02 nov 2016.

MIRANDA, ANA PAULA e LAGE, L. Da polícia do rei à polícia do cidadão. Revista História. 1/11/2007

MUNIZ, J.O. e PROENÇA Jr. D. Da Accountability Seletiva à Plena Responsabilidade Policial. In: In: CRUSO, H.; MUNIZ, J.O. e CARBALLO MUNIZ, Jacqueline. Despolitização da segurança pública e seus riscos. In: R. Souza; P. Gracino Jr (orgs.). Sociedade em perspectiva: cultura, conflito e identidade. Rio de janeiro: Gramma, 2012. p. 119-134

MUNIZ, J. de O. e PROENÇA Jr., D. Mandato Policial. In:De LIMA, R.S.; RATTON, J.L. e De AZEVEDO, R,G. (Orgs.) Crime, Polícia e Justiça no Brasil. Ed. Contexto, p. 491-502, 2014.

NETO, P. Mesquita. “ Violência policial no Brasil: abordagens teóricas e práticas de controleâ€. IN PANDOLF, JM DE; CARVALHO LP Carneiro e M. GRYNSZPAN (Orgs). Cidadania, justiça e violência, p. 129-148, 1999.

REGINALDO CANUTO DE SOUSA e MARIA DO SOCORRO ALMEIDA DE MORAIS. POLÃCIA E SOCIEDADE: uma análise da história da segurança pública brasileira. Anais da V Jornada Internacional de Políticas Públicas UFMA. 10p., 2011.

REIS, M. F.. A Intendência Geral da Polícia da Corte e do Estado do Brasil: os termos de bem viver e a ação de Paulo Fernandes Viana. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1983. p. 95-105.

SCHWARCZ, L.M. e STARLING, H.M. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras, 2015.

SILVA, V. F. História da Segurança Pública. Natal, 1998, p. 32.

TEIXEIRA, P.A.S. Mesmo com o sacrifício da própria vida: algumas considerações sobre os treinamentos no uso da força para policiais militares da região Sudeste do Brasil. In: RIBEIRO, P.J e FERRAZ, T.C (Orgs.) Segurança Pública. Garamond. P. 149-160, 2012.

VIEIRA, H. Formação histórica da polícia de São Paulo. São Paulo: Serviço Gráfico de Segurança Pública, 1965

Publicado
24/07/2017
Seção
PUBLICAÇÕES