A MARGINALIZAÇÃO CONDUZIDA PELO ANALFABETISMO E PELA (IN)DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Abstract
Este artigo tem por objeto tecer alguns comentários sobre o quadro de analfabetismo que permeia a sociedade brasileira, fato que fere sensivelmente a dignidade da pessoa humana. Para o desenvolvimento deste artigo levaremos em consideração a obrigação do Estado ao cumprimento do texto constitucional, a observância da dignidade da pessoa humana, assim como a análise do conceito dado pela doutrina ao tema em comento, o desenvolvimento histórico do mesmo, e por derradeiro a estatÃstica produzida pelo órgão oficial do Estado (IBGE) e da Organização das Nações Unidas. Com base nesses dados poderemos constatar que os analfabetos têm violado um direito seu, assegurado no texto constitucional, que é a educação, porta de entrada para outros direitos descritos na Constituição Federal e dever do Estado, sendo que tal inobservância atinge frontalmente a dignidade da pessoa humana, levando a um subdesenvolvimento social.References
BIBIANO, BIANCA. UNESCO: 38% dos analfabetos latino-americanos são brasileiros. DisponÃvel em:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/unesco-38-dos-analfabetos-latino-americanos-sao-brasileiros>. Acesso em: 9 fev. 2016.
BÃBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. JundiaÃ: Casa Publicadora Paulista, 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. DisponÃvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3 %A7ao.htm>. Acesso em: 3 mar. 2016.
BRITO, L.P.L. Apresentação dos anais do Cole. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 14, 2003, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp/Associação de Leitura do Brasil, 2003. p. 7. CD-ROM.
DHNET. DisponÃvel em: . Acesso em: 3 mar. 2016.
FERRARO, Alceu Ravanello; KREIDLOW, Daniel. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p. 179-200, jul./dez. 2004.
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.
IBGE. Taxa de analfabetismo funcional. DisponÃvel em: . Acesso em: 26 fev. 2016.
MEDRADO, Juan Manuel. Historia de las ideas politicas: la regulacÃon del poder: Edad Moderna. Buenos Aires: Educa, 2009.
MEINECKE, Friedrich. La idea de la Razón de Estado em la Edad Moderna. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1983.
MENDONÇA. Pedro Furtado. O Direito à Educação e os Direitos Humanos conexos - Indivisibilidade, interdependência & justiciabilidade. DisponÃvel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6415/O-Direito-a-Educacao-e-os-Direitos-Humanos-conexos-Indivisibilidade-interdependencia-justiciabilidade>. Acesso em: 17 mar. 2016.
NOWAK, Manfred. The Right to Education. In: EIDE, Asbjørn; KRAUSE, Catarina; ROSAS, Alan. Economic, Social and Cultural Rights. 2ª ed. 2001. Kluwer Law International.
PAINI, Leonor Dias; GRECO, Eliana Alves; AZEVEDO, Ana Laura; VALINO, Maria de Lurdes; GAZOLA, Sebastião. Retrato do analfabetismo: algumas considerações. Revista Acta Sci. Human Soc. Sci. Maringá, v. 27, n. 2, p. 223-230, 2005.
PINTO, José Marcelino de Rezende; BRANT, Liliane Lúcia Nunes de Aranha Oliveira; SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno; PASCOM, Ana Roberta Pati. MAPA DO ANALFABETISMO NO BRASIL. BrasÃlia: Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira, 2003.
REGUEIRO, José Antonio Garcia. La iniciación como persona y el derecho a la educación. In: BADALO, Manuel; REGUEIRO, Jose Antonio Garcia. La Decclaración Universal de los Derechos Humanos em su 50 aniversario. Barcelona: Editorial Bosch, 1998.
RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. In: Boletim INAF. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, jul.-ago. 2006.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 4ª ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria dos Advogados, 2004.
SOUZA, João Paulo Aguiar de. ANALFABETISMO NO BRASIL: HISTÓRIA, REALIDADE E PRECONCEITO. Trabalho apresentado no XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Ãguas de Lindóia/SP – Brasil, de 20 a 24 de novembro de 2012.
TEIXEIRA, AnÃsio. Educação não é privilégio. 3ª ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1971.