A crise do capital e a educação
um olhar sobre o neoliberalismo e a mercantilização da pesquisa no ensino superior do Brasil
Resumen
O presente trabalho analisa a influência do capital na educação. A educação superior se transformou em mercadoria atendendo à interesses do capitalismo, deixando de ser um direito inalienável na prática, passível de ser especulada pelo mercado. Nesse viés, é feito um recorte analisando a pesquisa no ensino superior brasileiro, pela perspectiva do neocolonialismo e neoliberalismo. Órgãos financeiros internacionais tentam influenciar de várias formas o setor de pesquisa dos países considerados periféricos, atingindo os chamados direitos sociais garantidos constitucionalmente.
Citas
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 9 ed. Rio de janeiro: campus, 1992. 217 p.
BONAVIDES, Paulo. Ciência política. São Paulo. Editora Malheiros, 2012.
CHOMSKY, Noam. O lucro ou as pessoas? Neoliberalismo e ordem global. 2° Ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 30 ed. São Paulo, Saraiva, 2011.
COGGIOLA, Osvaldo. Universidade e ciência na crise global. São Paulo: Xamã, 2001
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
LUCÁKS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2013
MÉSZÁROS, Ístvan. A produção de riqueza e a riqueza da produção. In: ______. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002. p. 605-633.
MÉSZÁROS, Ístvan. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade pública estatal: entre o público e o privado/mercantil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p. 191-222, jan./abr. 2005.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a09v2690.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a04.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.